A Coleção de Arte Portuguesa Fundação EDP foi iniciada no ano 2000, pretendendo abranger várias gerações de artistas portugueses contemporâneos, bem como várias áreas e disciplinas da criação artística. É composta por mais de 2.450 obras, de mais de 295 artistas.

Estabeleceu-se o seu início cronológico de referência na década de 60 do século XX, uma época que corresponde a um período marcante de ruturas artísticas e que possui também o simbolismo de corresponder à data de criação da Companhia Portuguesa de Electricidade, predecessora do grupo EDP.

Nesta linha cronológica, foram escolhidas obras com relevância histórica na arte contemporânea portuguesa, de artistas reconhecidos como Ana Vieira, Lourdes de Castro, Noronha da Costa, Ângelo de Sousa, Jorge Pinheiro, Jorge Martins, entre outros.

Ao longo dos anos, a Coleção foi sendo aumentada e enriquecida, abrindo-se também a uma produção mais contemporânea, através da estreita articulação com as atividades culturais desenvolvidas pela Fundação.

Em 2015, a Fundação EDP adquiriu a Coleção Pedro Cabrita Reis, passando a dispor de um dos mais significativos acervos de arte contemporânea portuguesa da última década do século XX e primeira década do século XXI. A Coleção Pedro Cabrita Reis - que mantém a sua identidade própria - é composta por 388 obras, de 74 artistas portugueses e a sua aquisição coaduna-se com os objetivos que a Fundação EDP tem assumido, particularmente na promoção de jovens artistas portugueses, e é uma oportunidade rara para impulsionar a sua Coleção, nomeadamente no período contemporâneo pós-1968.

A Coleção de Arte Portuguesa da Fundação EDP está regularmente presente na programação do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Algumas obras da Coleção

Helena Almeida

Desenho Habitado, 1975

Gabriela Albergaria

113 (Brooklyn Botanical Garden), 2016

Antonio Sena

Sem título, 1972 | Crédito: Alberto Mayer

Diogo Evangelista

OOOOOOIN!, 2016

Edgar Martins

Central do Alto Rabagão: poço de barramentos (vista obtida da sala das máquinas) da série The Time Machine, 2011

Joana Vasconcelos

Graça Sarsfield

Série 10.6 A morte é uma flor – I I, 1996-2009

João Pedro Vale

When you wish upon a star, 2001.

Maria Beatriz

O começo do negro, 1980.

Pedro Cabrita Reis

Central Tejo, 2018.