Mecenato | Fundação EDP

A Fundação EDP tem mantido, desde a sua criação, uma política ativa de mecenato cultural que se traduz em importantes apoios a instituições de referência, muitas delas públicas, e a projetos de excelência. Entre estes, destacam-se a Companhia Nacional de Bailado, a Fundação Casa da Música, a Fundação Serralves, a Trienal de Arquitectura de Lisboa, a Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva e a Orquestra Sinfónica Juvenil, entre outros.

Desde 2004, a Fundação EDP apoiou e viabilizou projetos na área das artes plásticas, dança, música, arquitetura, design, educação artística, edição e documentário. Esses apoios têm sido considerados fundamentais para a atividade dessas instituições, criando condições para a sua continuidade, projeção e valorização.

Prestando uma atenção especial à inovação criativa, à formação de

Outro eixo de intervenção é o desenvolvimento de uma área de Pensamento, nomeadamente através da existência de uma revista internacional de crítica e reflexão cultural, social e política; e também de programas de conferências e debates.

A Electra é uma revista internacional, de pesquisa, ensaio, crítica e reflexão cultural, social e política, que aborda diversos domínios do conhecimento.  e conta com a colaboração de autores portugueses e estrangeiros de diferentes geografias culturais, Saiba mais aqui – Revista ELECTRA.

Projetos apoiados

Orquestra Sinfónica Juvenil

Orquestra
Concerto dos bolseiros da Orquesta Sinfónica Juvenil. | Foto: Paulo Alexandre Coelho, 2017.

A Fundação EDP apoia a temporada da Orquestra Sinfónica Juvenil, a única orquestra de jovens em funcionamento permanente, e o programa de bolsas de estudo Fundação EDP/OSJ. A Orquestra Sinfónica Juvenil dá formação na área específica da prática de música sinfónica, enquanto elemento fundamental no ensino dos jovens músicos numa perspetiva de aperfeiçoamento e profissionalização. Este projeto é apoiado desde 1993.

Fundação de Serralves

Serralves
Alberto Carneiro: Arte Vida / Vida Arte - Revelações de energias e movimentos da matéria. | Foto: Fundação de Serralves, 2013.

A Fundação EDP é Mecenas Exclusivo de uma importante exposição anual a realizar no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves. A Fundação EDP tem ainda o estatuto especial de Fundador Patrono, atribuído às instituições que têm vindo a apoiar a Fundação de Serralves de forma continuada e regular. Desde 2001, a Fundação EDP e a Fundação de Serralves têm celebrado parcerias, tanto na produção de exposições como no desenvolvimento de projetos na área dos serviços educativos.

Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva

Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva
©FASVS. Foto Isabella Glock.

Em 2011, a Fundação EDP tornou-se Mecenas Principal da programação desta instituição que tem por vocação a divulgação e estudo da obra dos artistas plásticos Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva, relacionando-os com artistas, intelectuais e amigos, nacionais ou estrangeiros. A sua programação apresenta exposições de arte moderna e contemporânea.

Fundação Mário Soares – Maria Barroso

Imagem de Mário Soares
Fotografia: Cortesia Fundação Mário Soares e Maria Barroso

A Fundação EDP apoia, desde 2011, o Prémio Mário Soares - Fundação EDP. O prémio é atribuído anualmente e destina-se a galardoar autores, nacionais ou estrangeiros até aos 35 anos de idade, de teses e dissertações ou de outros trabalhos de investigação originais realizados no âmbito da História Contemporânea de Portugal.

Projetos anteriores

Companhia Nacional de Bailado

bailado
Lago dos Cisnes. | Foto: CNB, 2013.

A Fundação EDP foi Mecenas Principal da Companhia Nacional de Bailado (CNB) até 2023. A CNB é a única companhia de base clássica em Portugal e é reconhecida pela sua versatilidade no que respeita à interpretação dos géneros clássico, moderno e contemporâneo. Os espetáculos de bailado em digressão nacional têm contribuído para a descentralização da cultura da dança, colocando-a à disposição da população residente fora dos grandes círculos urbanos. A EDP apoiou a CNB desde 1998.

Bienal de Veneza

siza vieira
Exposição "Neighbourhood", de Álvaro Siza Vieira, na Bienal de Veneza de 2016. | Foto: DG Artes.

A Fundação EDP tem sido Mecenas da Representação Portuguesa na Exposição Internacional de Arte La Biennale di Venezia. Apoiou as representações portuguesas na Exposição Internacional de Arte La Biennale di Venezia em 2013, 2015, 2017 e 2022 - com os artistas Joana Vasconcelos, João Louro, José Pedro Croft e Pedro Neves Marques, respetivamente -, e também a 15.ª Exposição Internacional de Arquitetura, com Álvaro Siza Vieira.

Casa da Música

Burmester
Pedro Burmester no Ciclo de Piano EDP. | Foto: Alexandre Delmar, Casa da Música, 2016.

A Fundação EDP é membro fundador da Fundação Casa da Música e, de 2008 a 2022, foi Mecenas Exclusivo do Ciclo de Piano Fundação EDP, que consiste num programa anual composto por concertos de grandes pianistas internacionais. A Fundação EDP foi também, de 2010 a 2022, Mecenas do Dia Mundial da Música.

Trienal de Arquitectura de Lisboa

Trienal de Arquitectura de Lisboa- A  Forma Da Forma, Praça do Carvão
Exposição "A Forma Da Forma" no campus da Fundação EDP. | Foto: Paulo Alexandre Coelho, 2016.

De 2007 a 2022 a Fundação EDP foi um dos principais mecenas da Trienal de Arquitectura de Lisboa, sendo um dos polos das exposições integradas na sua programação. O objetivo do conjunto das iniciativas previstas consiste na realização de um evento de projeção internacional capaz de divulgar as tendências contemporâneas do urbanismo e da arquitetura.

Apoio à Inventariação e Catalogação do Espólio do Professor Eduardo Lourenço

Espólio do Professor Eduardo Lourenço
Eduardo Lourenço. | Foto de António Xavier, revista Visão, 22-05-2003.

Este projeto teve por objetivo o tratamento, conservação, inventariação e catalogação do espólio do Prof. Eduardo Lourenço, que permite a investigação e a disponibilização ao público, na Biblioteca Nacional, do acervo de um dos maiores filósofos e ensaístas portugueses do nosso tempo. Este trabalho tem sido fundamental para a publicação em curso da sua obra completa e para o desenvolvimento e atualização do site dedicado ao Prof. Eduardo Lourenço. A Fundação EDP apoiou o projeto de 2011 a 2022.

ASPREA - Clube Unesco

criança a pintar
Fotografia: Clube Unesco

De 2008 a 2022, a Fundação EDP apoiou o funcionamento do Clube Unesco de Educação Artística, projeto dirigido a professores, alunos e outros elementos envolvidos na comunidade escolar dos vários graus de ensino, com objetivo de contribuir para o entendimento da Educação Artística como uma componente essencial de uma educação de qualidade para todos.