Coleção do património energético | Fundação EDP

A Coleção do Património Energético Fundação EDP é especializada no sector energético nacional, designadamente o setor elétrico, e tem um acervo que remonta ao século XIX.

É composta por cerca de 3500 peças inventariadas em núcleos temáticos tais como aparelhos de medida, contadores, eletrodomésticos, iluminação, material de laboratório, entre outros.

A coleção, que herdou toda a maquinaria e equipamentos originais da Central Tejo, começou a ser constituída em 1998 com a recolha e inventariação de peças e equipamentos que se encontravam dispersos por várias instalações da EDP com o propósito de preservar, conservar e divulgar um património histórico herdado das várias empresas de produção, transporte e distribuição de energia elétrica do país. A esta recolha acrescem incorporações de outras peças provenientes de ofertas particulares e institucionais.

O Circuito Central Elétrica permite ao visitante conhecer uma parte relevante desta coleção.

Frigorífico GENERAL ELECTRIC, 1927

Máquina de lavar roupa SOLAC, anos de 1940

Enfield 8000: primeiro carro elétrico a chegar a Portugal, em 1976.

Ventoinha General Electric. 1940

Ventoinha Erres. 1940

Radio Akkord. 1957

Aspirador Electrofee. 1940