Prémio Novos Artistas 2007 | Fundação EDP

Mafalda Santos
André Sousa
Gustavo Sumpta

Coletivo de artistas Pizz Buin (Rosa Baptista, Irene Loureiro, Vanda Madureira e Sara Santos).

A exposição do Prémio EDP Novos Artistas 2007, comissariada por Delfim Sardo, João Pinharanda e Nuno Crespo, teve lugar no CACE Cultural do Porto, na antiga Central Termoelétrica do Freixo, Central do Freixo ambas históricas instalações da EDP. Esteve patente entre 17 de dezembro de 2007 e 20 de janeiro de 2008.

Participaram nesta coletiva os artistas finalistas da edição de 2007: André Cepeda, Mónica Gomes, Daniel Melim, Fernando Mesquita, André Romão, Mafalda Santos, André Sousa, Gustavo Sumpta e o coletivo Pizz Buin (Rosa Baptista, Irene Loureiro, Vanda Madureira e Sara Santos).

André Romão foi o grande vencedor.

Fotografia: Susana Pomba, 2016.

André Romão nasceu em Lisboa, em 1984. Vive e trabalha em Berlim, onde desenvolveu uma residência artística na Künstlerhaus Bethanien como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Formado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, nos seus trabalhos André remete o espectador para um universo artístico convocando a literatura, a poesia, a filosofia e a história e trabalhando variados suportes, entre eles o desenho, a fotografia, o vídeo e a instalação. Tem exposto regularmente desde 2006, em cidades como Lisboa, Porto, Madrid, Berlim e Florença.

OBRAS DOS FINALISTAS

Obra de André Cepeda. | Fotografia: Rodrigo Peixoto