Instituição, Reconhecimento e Resultados | Fundação EDP

A Fundação EDP é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 13 de dezembro de 2004 pelo instituidor EDP – Energias de Portugal, S.A., tendo sido reconhecida em 24 de outubro de 2005.

A Fundação EDP obteve a sua declaração de Utilidade Pública em 4 de dezembro de 2009, estatuto esse que foi confirmado em 4 de fevereiro de 2013 e A Fundação EDP obteve a sua declaração de Utilidade Pública em 4 de dezembro de 2009, estatuto esse que foi confirmado em 4 de fevereiro de 2013, e renovado em 13 de fevereiro de 2019 e 16 de outubro de 2023.

À data da sua criação, o património social inicial da Fundação EDP foi constituído:

a) Pelo imóvel designado Museu da Eletricidade e respetivos anexos, situado na Central Tejo- Avenida Brasília, em Lisboa;

b) Por outros imóveis que venham a ser doados pela EDP;

c) Pelo acervo museológico que constitui o espólio do Museu da Eletricidade;

d) Pelas obras que à data da constituição da Fundação EDP integravam o núcleo inicial da coleção de artes plásticas;

e) Pela contribuição financeira no montante de 5.000.000 de Euros, com que a EDP participou na sua qualidade de fundadora, já realizada;

f) Pelos bens, móveis e imóveis e obras de arte, que adquirir por compra, doação, herança ou delegação, a título gratuito ou oneroso;

g) Pelas contribuições, eventuais ou permanentes, que lhe venham a ser concedidas por quaisquer pessoas de direito publico ou privado.

O orçamento anual da Fundação EDP tem origem em transferências do Grupo EDP e em contribuições dos seus acionistas, bem como em receitas de algumas das atividades desenvolvidas pela Fundação EDP.

As contas da Fundação EDP são publicadas no Relatório e Contas de cada ano, as quais são submetidas a auditoria externa, cuja certificação e respetivo relato consta no final do Relatório e Contas (conforme ficheiros anexos no final da presente página internet).

A informação sobre apoios financeiros recebidos encontra-se incluída nos Relatórios & Contas, não tendo a Fundação EDP recebido quaisquer apoios financeiros pela administração direta ou indireta do estado, nos últimos três anos.

Medição do Impacto social

A Fundação EDP avalia o impacto social das suas atividades através da metodologia internacional B4SI - Business for Societal Impact.