O Programa EDP Solidária é a maior linha privada de investimento social em Portugal.

Promovido pela Fundação EDP desde 2004, tem como objetivo o apoio a projetos que melhorem a qualidade de vida de pessoas socialmente desfavorecidas e a integração de comunidades em risco de exclusão social.

Desde o seu início, o Programa EDP Solidária já apoiou a implementação ou manutenção de mais 350 projetos em todos os distritos do país.

Em 2015, o EDP Solidária passou a estar estruturado em três programas anuais, com uma dotação total de 2,1 milhões de euros: Inclusão Social, Saúde e Educação.

Os programas EDP Solidária Inclusão Social e EDP Solidária Saúde funcionam através de um processo de candidaturas realizado anualmente. As propostas são avaliadas por um júri independente. O Programa EDP Solidária Educação é desenvolvido diretamente com as instituições de ensino superior.

De 21 de maio a 8 de junho de 2018 decorre o período de candidaturas para o programa EDP Solidária 2018, na área de Inclusão Social, para a qual se disponibiliza uma dotação de um milhão de euros, para apoiar iniciativas relacionadas com o conforto térmico e a minimização de situações de precariedade energética.

O Programa EDP Solidária Saúde apoia projetos que têm como objetivo melhorar as condições clínicas e sociais decorrentes de problemas de saúde, incluindo a reabilitação pontual de instalações muito degradadas de instituições prestadoras de cuidados permanentes de saúde, e a doação de equipamentos médicos que não sejam de consumo corrente e de utilização primária.

Os projetos podem ser promovidos por centros hospitalares/hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e também por IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) que tenham instalações de cuidados permanentes de saúde devidamente licenciados pelo Ministério da Saúde.

O Programa EDP Solidária Educação premeia a meritocracia, através da atribuição de bolsas de estudo a estudantes universitários (1.º ciclo de Bolonha), com destaque para as áreas da Ciência, Engenharia e Gestão. A situação de carência social do aluno e a avaliação continuada do respetivo mérito determinarão a continuidade da bolsa.

Os candidatos são propostos exclusivamente por instituições de ensino nacionais, no âmbito de parcerias estabelecidas entre estas e a Fundação EDP.