Projetos anteriores | Fundação EDP >

Projetos anteriores

Escolas Solidárias

alunos

O Programa Escolas Solidárias Fundação EDP nasceu em 2010 com o propósito de ensinar às gerações mais novas o valor de uma cidadania ativa. De as incentivar e mobilizar para a melhoria das condições de qualidade de vida das suas comunidades, procurando ir ao encontro de grandes desafios como o combate à pobreza, o acesso à educação e à saúde e a promoção da igualdade de género e da sustentabilidade, entre outros grandes temas.

Ao longo de 9 edições consecutivas, mais de mil escolas participaram neste movimento, desenvolvendo mais de 6.000 iniciativas de cidadania, em todos os distritos de Portugal Continentes, e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Orquestra Energia

Concerto

Orquestra Energia Fundação EDP foi um projeto de inclusão social através da música que envolveu crianças e jovens, dos 6 aos 16 anos, das escolas dos concelhos de Amarante, Murça e Mirandela.

Promovido pela Fundação EDP desde 2010, e com direção artística e pedagógica da Casa da Música desde 2015, este projeto promoveu a integração social das crianças e jovens oriundos de contextos sociais e económicos vulneráveis, dando-lhe acesso a formação musical, incentivando o sucesso académico, combatendo o abandono escolar e contribuindo para a construção dos seus projetos de vida.

O ensino da música é uma ferramenta que promove o trabalho em equipa, a disciplina e a responsabilidade, melhorando a autoestima dos alunos e das suas famílias e aproximando os pais do processo educativo.

Em Amarante, Murça e Mirandela, mais de 100 alunos participam na Orquestra Energia Fundação EDP em cada ano letivo. 

A partir do ano letivo 2018/19, o Ministério da Educação assume a continuidade e execução futura do projeto da Orquestra Energia nos três concelhos, reforçando as equipas docentes. Nesse ano letivo, a Fundação EDP irá assegurar o financiamento através do qual a Casa da Música mantém a direção artística e pedagógica do projeto.