Mobilidade Solidária | Fundação EDP

Edição 2025

Em 2025, o Programa Mobilidade Solidária vai apoiar entidades do terceiro setor na transição para veículos elétricos, contribuindo para a redução de emissões, a eficiência económica e o reforço da mobilidade em missões sociais. Vai decorrer em Portugal e Espanha.

Podem candidatar-se todas as entidades privadas sem fins lucrativos com sede em Portugal. O programa apoiará até 20 candidaturas de organizações.

O período de candidaturas decorre entre os dias 8 e 21 de setembro de 2025. Os vencedores serão conhecidos em novembro. 

O programa

A Mobilidade Solidária é um programa destinado ao Setor Social e Solidário que reforça o compromisso da Fundação EDP de não deixar ninguém para trás no desafio da transição energética.

Pretende-se apoiar o terceiro setor na transição justa e informada para a mobilidade elétrica promovendo a redução da pegada carbónica do setor e a poupança dos consumos.

A mobilidade elétrica é uma das respostas ao compromisso que temos com a sustentabilidade e o combate às alterações climáticas, promovendo soluções práticas e acessíveis para uma transição energética justa. A utilização de veículos elétricos contribui para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, bem como para o melhor aproveitamento da eletricidade produzida a partir de renováveis.

Na edição anterior, em 2022, a Fundação EDP já apoiou 19 carrinhas elétricas por parte de instituições em nove concelhos. Estes veículos reforçam a capacidade de intervenção dessas instituições junto dos seus públicos-alvo, ao mesmo tempo que permitem reduzir as emissões de carbono