Mónica de Miranda | Fundação EDP

Mónica de Miranda

Mónica de Miranda é artista visual e investigadora de Pós-doutoramento no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. Licenciada em Artes Visuais pela Camberwell College of Arts (Londres, 1998) e Doutorada pelo Universidade de Middlesex (Londres, 2014). Recebeu bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É uma das fundadoras do projeto Hangar (Centro de residências artísticas, Lisboa, 2014).

Participou em várias residências artísticas, de entre as quais se destacam: Artchipelago (Instituto Francês, Ilhas Maurícias, 2014); Verbal Eyes (Tate Britain, 2009), Muyehlekete (Museu Nacional de Arte, Maputo, 2008) Living Together (British Council/ Iniva, Georgia/London 2008).

Das suas exposições individuais destacam-se: Hotel Globo (Museu Nacional de  Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa, 20 Arquipélago (Galeria Carlos Carvalho, Lisboa, 2014), Erosion (Appleton Square, Lisboa, 2013), An Ocean Between Us (Plataforma Revólver, Lisboa, 2012), Novas Geografias (198 Gallery, Londres / Plataforma Revólver, Lisboa / Imagem HF, Amsterdam, 2008).

Das exposições colectivas destacam-se: Telling Time (Rencontres de Bamako  Biennale Africaine de la Photographie 10 éme edition, Bamako, 2015); Ilha de São Jorge (14a Bienal de Arquitectura de Veneza, Veneza, 2014); Line Trap (Bienal de São Tomé e Príncipe, 2013); An Ocean Between Us (Paris Foto e Arco Madrid, 2013); Do silêncio ao outro Hino (Centro Cultural Português, Mindelo, Praia); Arquivos Secretos (AFL, 2012); Once Upon A Time (Carpe Diem, Lisboa, 2012); L’Art est un sport de combat (Musée des Beaux Arts de Calais, França, 2011), This location (Mojo Galeria, Dubai, 2010), She Devil (Studio Stefania Miscetti, Roma 2010), Mundos Locais (Centro Cultural de Lagos / Allgarve, Portugal, 2008), Do you hear me”(Estado do Mundo, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2008),United Nations (Singapura Fringe Festival, Singapura, 2007).