O Que Fazemos | Fundação EDP

Cultura contemporânea

O apoio ativo à Cultura assume-se como uma das missões fundamentais da Fundação EDP, entidade que detém um dos mais emblemáticos museus da cidade de Lisboa: o maat - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Queremos contribuir para um país melhor preparado e apto a responder aos desafios do século XXI e para uma sociedade mais criativa, culta e cosmopolita. Por isso, fazemos da excelência cultural e da contemporaneidade artística marcas da nossa identidade e afirmação institucionais.

Estruturando-se em duas grandes áreas de intervenção - produção própria e mecenato - , que se potenciam e interagem, esta ação privilegia projetos originais, a valorização estratégica das parcerias, tanto com instituições nacionais como internacionais, a consolidação das políticas de revelação de artistas emergentes e a consolidação de artistas historicamente revelantes, a qualificação dos recursos e a descentralização cultural e artística.

Da criação contemporânea ao património e à memória histórica, das artes visuais às performativas, da literatura ao pensamento crítico, da interdisciplinaridade das artes à sua relação com a ciência, tecnologia e ambiente, desenvolvemos uma ampla atividade de produção própria e de cooperação mecenática. A Fundação EDP é hoje um dos principais mecenas das artes em Portugal.

As exposições que produzimos e apoiamos, os novos talentos que revelamos e ajudamos a internacionalizar, os prestigiados prémios que atribuímos - o Prémio Novos Artistas Fundação EDP e o Grande Prémio Fundação EDP Arte - , as publicações que promovemos e as parcerias que estabelecemos constituem um valioso património.

Inovação Social

A Fundação EDP tem trabalhado ativamente na área do impacto comunitário desde a sua constituição, com foco na inclusão e na melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades em situação vulnerável.

O plano estratégico da Fundação EDP, definido em 2022, alinhado com os objetivos estratégicos do grupo EDP que reforçam o compromisso de a empresa ser uma referência global em termos de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), passa por trazer para o investimento social as questões ligadas à transição energética justa e à inclusão e eficiência energética.

A Fundação EDP quer assumir-se como um player de relevo no debate social acerca dos temas da transição energética justa e da inclusão energética, beneficiando do know how especializado do grupo EDP. A Fundação EDP pretende ser reconhecida como a fundação corporativa mais ativa em Portugal nas áreas da transição energética justa e sustentável.

Ciência e Energia

Privilegiando a promoção cultural científica, a Fundação EDP dinamiza e apoia projetos de investigação e de divulgação do conhecimento, dando especial atenção à comunidade escolar. No centro desta estratégia encontra-se a emblemática Central, renovada em 2016, que tem como objetivo preservar a história da eletricidade e da produção energética.

Enquanto entidade vocacionada para a proteção, investigação e valorização do património energético nacional, na Fundação EDP confluem a memória tecnológica e as energias do futuro. Um potencial de conhecimento disponibilizado ao público através do maior acervo nacional sobre a história da eletricidade em Portugal e um conjunto de propostas expositivas que percorrem a história e a evolução da eletricidade até às energias renováveis.