Centro de Documentação | Fundação EDP

A Fundação EDP detém o mais importante arquivo nacional sobre a história da eletricidade em Portugal. Um acervo composto por mais de 180 mil documentos, desde os finais do século XIX até à atualidade. Os documentos mais antigos remontam a 1856 e provêm da então Companhia Lisbonense de Iluminação a Gaz.

O Centro de Documentação da Fundação EDP desenvolve ações de recolha, organização, descrição, comunicação, conservação e disponibilização de documentação de interesse histórico que constituem os fundos e coleções de arquivo.

Desenvolve também investigação própria e apoia a investigação externa. Relaciona-se com outros arquivos nacionais da mesma temática, em especial com os arquivos vivos do grupo EDP e de outras entidades detentoras de património elétrico.

O Centro de Documentação dispõe de uma sala de leitura e de um regulamento de serviços, consulta e empréstimos. O registo de todos os documentos, bem como da quase totalidade das coleções fotográficas em formato digital, pode ser consultado online.