MAPEAMENTO, MEMÓRIA, POLÍTICA | Fundação EDP

Mapeamento, Memória, Política

10 de julho a 19 de outubro de 2014

Galeria Fundação EDP Porto

As obras de Luís Palma apresentadas nesta exposição - fotografias, fotografias em caixas de luz e vídeos - constituem um ensaio e uma reflexão sobre a memória individual e coletiva da sociedade e do mundo.

Mapeamento, Memória, Política aborda questões como a importância do objeto recordado e a relação entre política e paisagem. A exposição estará patente entre 10 de julho e 19 de outubro de 2014 na Galeria Fundação EDP Porto.

Como é habitual na obra de Luís Palma, a exposição na Galeria Fundação EDP Porto é um projeto com um território bem definido: um mapeamento circunscrito a uma memória. Uma memória política entre o passado e o presente, na fronteira do fim da Guerra Colonial e a Revolução do 25 de abril.

Luís Palma frequentou o Curso Superior de Fotografia na ESAP - Escola Superior Artística do Porto. Foi co-fundador da revista de arte Confidências para o Exílio e contou com bolsas de trabalho de inúmeras instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural La Beneficiéncia, Ministério da Cultura e Centro Português de Fotografia, entre outras.

Com o apoio do Programa para a Arte Contemporânea da Fundação Ilídio Pinho editou o livro Territorialidade, selecionado pela PhotoEspaña como O Melhor Livro do Ano, participando numa exposição coletiva, na Biblioteca Nacional de Espanha, em Madrid. Expôs ainda este projeto no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, como resultado da sua nomeação para a 5ª edição do BES Photo.

Ao longo de duas décadas, Luís Palma tem exposto regularmente em inúmeras instituições e obras suas fazem parte de coleções públicas e privadas.

Imagens da exposição

01 Jul 2014