MAAT: um ano cheio de prémios e de nomeações em 2017 | Fundação EDP

MAAT: um ano cheio de prémios e de nomeações em 2017

O MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia conquistou vários prémios em 2017, cinco dois quais a nível internacional, que distinguiram o novo museu enquanto projeto arquitetónico e cultural de excelência. Foi também nomeado em cinco importantes competições.

JANEIRO

• Prémio Novidade do Ano, atribuído pelos leitores da Time Out Lisboa.

• O museu entra na lista dos 40 projetos finalistas ao prémio Mies van der Rohe, num total de 355 candidatos. Bienal, é um dos mais relevantes prémios de arquitetura a nível europeu.

FEVEREIRO

• Prémio "Welcome to Portugal", atribuído pela LIDE Portugal - Grupo de Líderes Empresariais.

ABRIL

• O MAAT recebe o The Design Prize 2017. Uma distinção que celebra a "excelência a nível global" atribuída pelas revistas Designboom e Abitare, com o patrocínio da cidade de Milão.

MAIO

• O troféu Arte e Cultura dos Prémios Marketeer 2017 é atribuído ao MAAT.

JULHO

•  O museu foi selecionado para finalista aos The World Architecture Festival.

AGOSTO

• São chamados os "óscares dos museus" e o MAAT ganhou um: foi considerado o Best Museum Architecture of the Year no âmbito dos Leading Culture Destination Awards.

• O German Design Council atribuiu ao MAAT Architecture ‘Best of Best’ Iconic Award 2017.

SETEMBRO

• Uma menção honrosa nos Blueprint Awards de Arquitetura, na categoria de Projetos Públicos com Financiamento Privado.

• O MAAT recebe um prémio pela sua inovadora estrutura em aço no âmbito do The European Steel Design Awards, ao qual se qualificou depois de ter sido distinguido com o Portugal Steel Design Awards 2017

OUTUBRO

• O MAAT é anunciado como finalista nos Surface Design Awards 2018, que reconhecem "o design progressivo e inovador" em superficies interiores e exteriores. Este prémio insere-se Surface Design Show que decorre em Londres, em fevereiro de 2018.

• "Distinção Excelência" para o MAAT nos Prémios SIL do Imobiliário 2017.

NOVEMBRO

• A Fundação EDP conquistou uma medalha de ouro na última edição dos Prémios à Eficácia da Comunicação pelas iniciativas de envolvimento da comunidade na abertura do MAAT, a 5 de outubro de 2016.

DEZEMBRO

• O MAAT é um dos 62 edifícios escolhidos como candidatos ao Riba International Prize, distinção com a qual o Royal Institute of British Architects premeia os edifícios "mais transformadores que demonstram visão, pensamento inovador, excelência na execução, e que são um contributo distintivo para os seus utilizadores e contexto físico".

• Prémio Valmor: menção honrosa.
15 Dez 2017