PASSATEMPO ARTE PÚBLICA: ILUSTRA A TUA TERRA | Fundação EDP

PASSATEMPO ARTE PÚBLICA: ILUSTRA A TUA TERRA

logotipo do projeto

O programa Arte Pública Fundação EDP lança o passatempo Ilustra a Tua Terra que pretende dar oportunidade de participação no programa Arte Pública Fundação EDP, que integra o projeto Fund’Arte, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal do Fundão, a decorrer no segundo semestre de 2019.

Entre os dias 30 de maio e 20 de junho, os candidatos devem preencher o formulário de candidatura disponível nesta página, apresentando um trabalho ilustrado sobre o tema Ilustra a tua Terra. O júri do passatempo, composto por João Pinharanda, curador do programa Arte Pública Fundação EDP e por representantes da Câmara Municipal do Fundão, das Produções Fixes e do Gerador, entidades parceiras neste projeto. O júri escolherá o vencedor que será anunciado no dia 28 de junho.

O vencedor do passatempo receberá 500 euros para executar uma obra de arte pública no Fundão, sendo esta previamente acordada entre o artista, o curador e a comunidade local. O artista escolhido terá ainda oportunidade de trabalhar com Nuno Cunha, artista plástico, que tem desenvolvido trabalhos de curadoria e colabora há quase duas décadas com os Media, e Guga Liuzzi, também artista plástico, que iniciou a sua carreira no Rio de Janeiro, em 2000, e desde então experimentou diversos estilos nas artes plásticas e de rua.

O programa Arte Pública Fundação EDP decorre em quatro fases: num primeiro momento são realizadas assembleias de apresentação do projeto à população que pressupõem uma conversa com os artistas. Posteriormente são apresentadas as propostas dos artistas para as suas intervenções. De seguida, os artistas realizam as intervenções em espaço público e, numa última fase, decorrem as visitas guiadas às obras.

Desta forma, o programa Arte Pública democratiza o acesso à arte, em territórios de baixa densidade a nível nacional, permite o envolvimento da população em novas experiências culturais e estimula o desenvolvimento local através da realização de intervenções artísticas em espaço público.

O programa Arte Pública Fundação EDP, iniciado em 2015, utiliza a arte como instrumento de inclusão social, estando já presente em 40 localidades – no Algarve, Alentejo, Ribatejo, Médio Tejo, Trás-os-Montes e Minho – com obras de mais de 35 artistas como Xana, Alexandre Farto aka Vhils, Mariana A Miserável ou Manuel João Vieira.

29 Maio 2019