RISO: UMA EXPOSIÇÃO A SÉRIO | Fundação EDP

RISO: UMA EXPOSIÇÃO A SÉRIO

A Fundação EDP apresenta no Museu da Eletricidade uma grande exposição dedicada ao riso. Organizada com as Produções Fictícias Riso: Uma Exposição a Sério conta com pintura, desenho, instalações, vídeo, fotografia, escultura e performances, cinema, BD, programas de televisão, espetáculos, literatura, obras de artistas nacionais e internacionais, oriundas de alguns dos mais importantes museus e coleções particulares.


Comissariada por José Manuel dos Santos, João Pinharanda, Nuno Artur Silva e Nuno Crespo, este projeto parte de uma profunda investigação acerca dos dispositivos cómicos e humorísticos, tal como foram e são utilizados por diferentes protagonistas, em diferentes tempos e em diferentes áreas. 
E porque nada é mais sério do que o riso, fazer uma exposição sobre este tema é, na nossa época, pensar criticamente a vida, o mundo, a sociedade”, refere José Manuel dos Santos, diretor Cultural da Fundação EDP. Da arte à história, da literatura ao cinema, da filosofia à teologia, da política à sociologia, da psicologia à medicina, a exposição conta com também com algumas obras inéditas encomendadas pela Fundação EDP especialmente para esta exposição.


Riso: Uma Exposição a Sério é composta quase meio milhar de obras de mais de 300 artistas e ocupa todo o piso de exposições do Museu da Eletricidade. Depois de grandes exposições biográficas (Callas, Amália), temáticas (POVO/People, LÁ FORA) e de arte moderna e contemporânea (Manuel Baptista, Vick Muniz, Julião Sarmento, Joana Vasconcelos, Edgar Martins, Vieira da Silva, Vitor Pomar, Prémio EDP Novos Artistas), apresentadas no Museu da Eletricidade, em Belém, a Fundação EDP marca a rentrée com esta exposição que tem as portas abertas ao público entre 20 de outubro de 2012 e 17 de Março de 2013.

Imagens da exposição

Fotografias: Miguel Baltazar

14 Set 2012