Novo Verde e Fundação EDP desafiam 120 alunos a fazer um plano de sustentabilidade para os cafés Joyeux | Fundação EDP >

Fotografia de grupo - bootcamp maio
Fotografia: Paulo Alexandre Coelho

Mais de 100 alunos de quatro escolas secundárias do distrito de Lisboa aceitaram o desafio de elaborar um plano de sustentabilidade para os cafés-restaurantes Joyeux, um negócio social que promove a inclusão laboral de pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento (DID) e que empregam, atualmente, 51 pessoas.
A proposta foi lançada pela Novo Verde, entidade gestora de resíduos, e pela Fundação EDP no âmbito do programa Your Energy,
que tem por objetivo divulgar os temas da sustentabilidade junto do público escolar, promovendo valores, atitudes e conhecimentos em domínios relevantes para a transição energética, como energias renováveis e gestão de resíduos, entre outros.

As escolas participantes, são as Escolas Secundárias Pedro Nunes, Vergílio Ferreira, de Cascais e, ainda, o Colégio Pedro Arrupe. Todas são vizinhas dos quatro Café Joyeux na região de Lisboa: em São Bento, Ageas (Parque das Nações), Cascais e Natura Towers Cofidis (Telheiras).

Representantes de cada turma foram convidados a visitar o Café Joyeux da sua comunidade, de modo a conhecer melhor o projeto e alguns dos seus protagonistas, e a identificarem oportunidades de desenvolvimento em matéria de sustentabilidade. Estas visitas decorreram no dia 29 de maio e contaram com presenças de representantes da Fundação EDP e da Novo Verde, bem como parceiros de outras entidades envolvidas.

No dia 3 de junho, os 120 alunos reuniram-se no MAAT Central, num bootcamp organizado pela Fundação EDP e pela Novo Verde, para trabalhar em equipa nas suas propostas de plano de sustentabilidade, com o apoio de vários mentores. Ao longo do dia, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver competências chave como trabalho em equipa, capacidade de liderança, pensamento crítico, criatividade, sentido de cidadania e consciência socioambiental.

Os alunos irão assim contribuir para apoiar um projeto com impacto na sua própria comunidade.

Os projetos foram avaliados por um júri e o trabalho selecionado será posteriormente implementado nos vários cafés Joyeux.

Iniciativas como este bootcamp contribuem para reforçar a intervenção da Fundação EDP junto do público escolar, através de ferramentas que ajudam os mais jovens a pensar o futuro nos temas da sustentabilidade e da transição energética justa, bem como a desempenhar um papel ativo. O know how da Novo Verde na gestão de resíduos e o mérito do projeto de inclusão laboral dos Cafés Joyeux enriquecem toda a experiência que queremos proporcionar a estes alunos”, destaca Vanda Martins, administradora da Fundação EDP com o pelouro da Inovação Social.

“É para a Novo Verde uma honra apoiar projetos da Fundação EDP que promovem as boas práticas ambientais, começando pela gestão responsável de resíduos. Foi com gosto que acolhemos o convite para sermos parceiros num projeto solidário e inclusivo de tanta relevância. O canal HORECA é um dos sectores relevantes para o cumprimento das metas de recolha seletiva e como tal, sensibilizar diretamente este canal e ver um dos projetos vencedores ser, de facto aplicado nos cafés Joyeux faz todo o sentido para a Novo Verde", salienta Ricardo Neto, presidente da Novo Verde.

Para Filipa Pinto Coelho, presidente da direção VilacomVida/Joyeux Portugal, a oportunidade de interação entre os alunos envolvidos e os colaboradores da rede de cafés-restaurante, com vista à elaboração do plano de sustentabilidade, “será, com toda a certeza, uma experiência de impacto transformador a todos os níveis”. “Agradecemos muito a oportunidade desta parceria com a Novo Verde e a Fundação EDP, que em muito enriquecerá a missão pedagógica inerente aos Cafés Joyeux, na medida em que contribuirá para o aprofundamento de uma cultura de sustentabilidade que todos nós, como cidadãos e colaboradores, deveremos promover nas nossas casas e espaços de trabalho“, acrescenta.

05 Jun 2024