Musa paradisiaca apresenta “Comissão de almas” | Fundação EDP

Musa paradisiaca apresenta “Comissão de almas”

Musa paradisiaca, um projeto artístico de Eduardo Guerra e Miguel Ferrão, finalistas do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2013, apresentam no dia 18 de fevereiro, no Palácio Foz, a exposição “Comissão de almas”.

A exposição, que conta com produção e apoio da Fundação EDP, consiste numa dupla projeção de diapositivos sincronizada com faixa áudio. Tem a duração de 15 minutos e será exibida numa sessão única, com curadoria de Sofia Nunes e Pedro Lapa.

Centrado no uso do diálogo, o projeto Musa paradisíaca começou em 2010 com um programa editorial de som online, ainda hoje ativo, e de lá para cá tem encontrado outros formatos de apresentação que integram sessões de leitura ao vivo, projeção de diapositivos sincronizada com material áudio, conversas em tempo real, objetos e imagens.

“Comissão de almas” é um conto com uma estrutura constituída por diferentes locuções emitidos por uma faixa de som associada a uma projeção de slides pintados à mão. Os testemunhos captados em conversas ocorridas em tempos e espaços distintos formam sete personagens; Capitão, Guia, Comedor, Infiltrado, Vidente, Fugido e Vigilante.

“As imagens projetadas que acompanham o conto tanto ajudam a clarificar cada locução-exemplo, é o caso da tartaruga/futebolista ou do peixe, como reforçam a sua ambiguidade e enigma, vejam-se as linhas ou os pontos que constituem semi-figuras.

O esquema visual introduz, deste modo, um suplemento que é aprofundado, por sua vez, pelo efeito de palimpsesto gerado pelo próprio suporte da projeção, uma natureza-morta de Frans Snyders, donde emerge uma cena povoada de alimentos e animais diversos que dialoga com alguns dos testemunhos transmitidos”, referem os curadores, Sofia Nunes e Pedro Lapa.

A projeção tem início às 19 horas, no Palácio Foz, em Lisboa.

17 Fev 2014