Memovolts. Histórias da Coleção do Património Energético Fundação EDP

Memovolts
maat
10-06 a 11-01-2021


Iniciada em 1990, a Coleção de Património Energético Fundação EDP reúne cerca de 3500 peças e um vasto acervo documental, referente à temática da energia e, em especial, à da eletricidade, cuja origem remonta às antigas empresas que deram origem à EDP e que perpassam todo o século XX. Na coleção encontram-se objetos de uso doméstico, pessoal e industrial, incluindo maquinaria e equipamentos — instrumentos de medição, eletrodomésticos, equipamento de iluminação e de laboratório —, bem como folhetos publicitários, fotografias e catálogos.

Este numeroso e valioso acervo museológico é o objeto de Memovolts — Histórias da Coleção de Património Energético Fundação EDP, uma apresentação da coleção especialmente desenvolvida para o maat Mode 2020. Ao longo deste programa, sete seleções temáticas são expostas numa “estrutura móvel de apresentação” que está integrada na Beeline, a intervenção arquitetónica desenhada pelo estúdio nova-iorquino SO – IL para acolher o maat Mode.

Sete temas são interpretados através de triagens de diferentes peças raramente apresentadas ao público — objetos, máquinas, aparelhos, imagens, ou sons, desafiando a descoberta de ideias, inventos, anseios, estratégias, enfim, as histórias que a energia conta e que nós coletivamente partilhamos.

10 Jun 2020