Maria Loura Estevão - S.O.S.
5 OUT - 4 DEZ 2023
MAAT Gallery
A instalação S.O.S. (Sereias O Sirenes) de Maria Loura Estevão toma como ponto de partida o poema homérico Ulisses na Odisseia – e em particular a passagem de Ulisses e seus companheiros pelo território das sereias – para tematizar a poluição sonora do ambiente subaquático e a passagem marítima de migrantes e refugiados pelo Mediterrâneo.
O som é o elemento central da instalação e este estende-se nas dimensões do duplo significado da palavra francesa “sirènes”, que significa sereias e também sirenes – unido no papel que a artista atribui às sereias de Ulisses como sendo as primeiras ecofeministas que soam alertas. O som, aqui, tem o significado de um alarme.
A instalação apresenta sons subaquáticos do estuário do Tejo e imagens a partir da sonda acústica passiva. Quatro Theremini Moog (instrumentos sonoros que aqui representam as sereias/sirenes que ressoam quando um movimento passa através do campo de ondas sonoras) serão pendurados no teto de acordo com os pontos cardeais; quatro barcos insufláveis (recuperados) serão colocados nas colunas de sons que permitem sentir as ondas sonoras transmitidas através do ar.
Com curadoria de João Pinharanda.