Mais de 39 mil alunos e professores participaram na 7ª edição do Escolas Solidárias | Fundação EDP

433 escolas apuradas, 871 equipas, mais de 39 mil alunos e professores, mais de 245 mil pessoas benenificadas e mais de 3 milhões de horas de voluntariado - é o impacto de mais uma edição (a sétima) do programa Escolas Solidárias Fundação EDP.

Decorreu no Teatro Camões, em Lisboa, o Encontro Nacional Escolas Solidárias Fundação EDP, um evento onde são conhecidas as Escolas que se distinguiram nesta edição. Durante todo o ano, alunos do 2.º ciclo ao ensino secundário, público e privado, de Portugal Continental e Ilhas, envolverem-se ativamente na resolução das questões sociais que afetam a sua comunidade.

De forma a tornar os elementos da comunidade escolar agentes de mudança positiva, os alunos desenvolveram projetos que contribuíram para a melhoria de situações identificadas nas suas comunidades em áreas como a Pobreza e Fome, Desemprego/Sustentabilidade económica, Educação/Literacia, Saúde, População Sénior, Conviver com a diferença, Sustentabilidade Ambiental e Parceria Global para o desenvolvimento humano, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas.

Margarida Pinto Correia, Diretora de Inovação Social da Fundação EDP, explica que “Esta edição fica marcada por um crescimento de 25% no número de escolas participantes em todos os distritos do país, e pela primeira vez também nas ilhas.”

Miguel Coutinho, Administrador Executivo e Diretor Geral da Fundação EDP, sublinha: “Este programa da Fundação EDP é estruturante da nossa atividade. Propõe estimular a cidadania de alunos e professores, desafiando-os a refletir sobre a sua comunidade e os problemas nela existentes e, claro, a agir. Acreditamos que o exercício da cidadania deveria estar em todos os currículos escolares e a Fundação EDP quer ter uma participação ativa neste domínio. É um movimento que tem tudo para se tornar uma onda de participação cívica.”

Algumas personalidades ligadas ao projeto marcam presença neste evento, como Eunice Muñoz, Fernanda Freitas, Mafalda Ribeiro, André Sardet, Cláudia Semedo, Pedro Cunha (Subdiretor DGE), João Marques Costa (Secretário de Estado da Educação), entre outros.

Escolas no Quadro de Honra 2016/17

ACTUAL GEST - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | PORTO;

SALESIANOS DO ESTORIL | LISBOA;

AGRUPAMENTO DE SCOLAS EMÍDIO NAVARRO | ALMADA, SETÚBAL;

- EB DR. HORÁCIO BENTO GOUVEIA | MADEIRA.

Distinção:

ES D. JOÃO II | SETÚBAL;

EB JOÃO AFONSO | AVEIRO;

ES PROFESSOR DOUTOR FLÁVIO F. PINTO RESENDE | CINFÃES, VISEU;

EB D. AFONSO, 4º CONDE DE OURÉM | OURÉM, SANTARÉM;

EB JOSÉ SARAIVA | LEIRIA;

EP PROFITECLA | BARCELOS, BRAGA;

EP DE COMÉRCIO DO PORTO | PORTO;

EB DE AMMAIA| MARVÃO, PORTALEGRE;

ESCOLAS DE CARVALHOS | VILA NOVA DE GAIA, PORTO [2 escolas];

SALESIANOS DE MOGOFORES | AVEIRO;

EP PROFITECLA – LISBOA;

EB DR. FRANCISCO SANCHES | BRAGA;

EBS DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA | VISEU;

CLIP - COLÉGIO LUSO-INTERNACIONAL DO PORTO;

EBS DR. MANUEL LARANJEIRA | ESPINHO, AVEIRO;

ES DE SÃO PEDRO DA COVA | GONDOMAR, PORTO;

EBS DE ARGA E LIMA | LANHESES, VIANA DO CASTELO;

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FAJÕES | OLIVEIRA DE AZEMÉIS, AVEIRO;

ES FONSECA BENEVIDES | LISBOA;

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCANENA.

02 Jun 2017