Joana Vasconcelos. Plug-In | Fundação EDP

Joana Vasconcelos. Plug-In

Joana Vasconcelos. Plug-in

29 SET 2023 - 08 ABR 2024

MAAT Gallery e MAAT Central

Vista da exposição
Joana Vasconcelos, "Valkyrie Octopus". Fotografia: Bruno Lopes

O MAAT apresenta Plug-in, uma exposição individual de Joana Vasconcelos, que reúne obras inéditas, algumas peças icónicas produzidas pela artista plástica desde 2000, e ainda obras da Coleção de Arte Fundação EDP, estabelecendo um diálogo entre o património da eletricidade, a tecnologia e as artes plásticas. A exposição abre ao público no dia 29 de setembro.

Plug-in tem lugar em ambos os edifícios do museu, agora designados como MAAT Central e MAAT Gallery. No primeiro, a artista apresenta a Árvore da Vida (2023), criada no contexto da Temporada Cruzada Portugal-França e adaptada agora Sala da Baixa-Pressão Sul da Central Tejo. No MAAT Gallery, são apresentadas sete obras no total: a inédita Drag Race (2023), que estabelece um diálogo com War Games (2011), duas viaturas convencionais transformadas em obras de arte, a primeira exuberantemente ornamentada com talha dourada e plumas e a segunda coberta com espingardas brinquedo e recheada com bonecos de peluche. Duas peças que marcaram presença no Guggenheim Museum de Bilbau são apresentadas pela primeira vez em Lisboa: a máscara de espelhos popularizada com o título I’ll Be Your Mirror (2019) e o gigantesco anel Solitário (2018), que será instalado no exterior do museu. Da Ásia chega a tentacular escultura têxtil Valkyrie Octopus criada em 2015 para o casino MGM Macau; pela primeira vez na Europa, será suspensa na Galeria Oval.

A estas obras da produção mais recente da artista, junta-se uma outra pertencente à Coleção de Arte Fundação EDP, que permite revisitar a sua história, sem nunca perder a ligação elétrica que dá o mote a esta exposição. Strangers in the Night (2000) marcou presença nesta mesma localização em Medley, a primeira retrospetiva de Joana Vasconcelos, tornada possível pela primeira edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP que lhe foi atribuído em 2000. 23 anos mais tarde – e depois de ter firmado o seu nome na cena mundial da arte contemporânea – a artista portuguesa regressa à beira-rio com uma exposição ambiciosa. A partir do património da eletricidade, que está na génese da atuação da Fundação EDP, e do diálogo entre tecnologia e artes plásticas, presente em muitas das suas criações, restabelece a ligação com o público da sua cidade.

Joana Vasconcelos foi a primeira artista a vencer o Prémio Novos Artistas Fundação EDP, em 2000: “Ainda me lembro do dia em que o João Pinharanda me ligou a dizer que eu tinha ganho a primeira edição do Prémio Novos Artistas da EDP. Foi uma das raras vezes na minha vida – a outra aconteceu com Versalhes – em que fiquei verdadeiramente surpreendida. Eu ia a conduzir, comecei a rir e tive que parar o carro. Quando percebi que ele estava a falar a sério fiquei radiante de alegria, obviamente, e comecei a pensar no que ia fazer com aquele dinheiro. Decidi logo comprar a câmara de vídeo que me permitiu filmar o Fátimashop, o Hand-Made e uma série de outras coisas. Desde o início, o prémio EDP afirmou-se como um momento muito importante, que despoletou muitas coisas na minha obra.”

Com curadoria de João Pinharanda, diretor do MAAT. 

14 Set 2023