CESARINY - EM CASAS COMO AQUELA | Fundação EDP

Cesariny – Em Casas como Aquela

4 de setembro e 11 de outubro de 2015

Central

Esta exposição de fotografias de Duarte Belo mostra a casa do grande poeta e pintor Mário Cesariny (1923-2006), na rua Basílio Teles, em Lisboa, e os seus livros, quadros, manuscritos, objetos. Comissariada por António Gonçalves, apresenta-se no Museu da Eletricidade, numa parceria com a Fundação Cupertino de Miranda.

As fotografias foram realizadas no âmbito da atribuição a Mário Cesariny do Grande Prémio EDP - Artes Plásticas, em 2002, no âmbito do qual a Fundação EDP realizou uma exposição retrospetiva do artistas, que esteve patente no Museu da Cidade em Lisboa, entre 2004 e 2005.

A exposição esteve patente posteriormente no Centro de Estudos do Surrealismo, em Vila Nova de Famalicão, e no Círculo de Bellas Artes de Madrid, em 2006.

Duarte Belo (Lisboa, 1968) é formado em Arquitetura. Desde 1986 que trabalha no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal.

Em 2011 iniciou o projeto Horizonte Portugal (www.horizonteportugal.org), que visa disponibilizar na Internet um conjunto muito significativo de fotografias sobre Portugal, que formam um arquivo pessoal, em permanente construção, de mais de 1.350.000 de fotografias em suporte analógico e digital.

Publicou vários livros sobre o tempo e a forma do território português, entre os quais: Portugal — O Sabor da Terra, em catorze volumes (1997-1998) e Portugal Património, em dez volumes (2007-2008); Orlando Ribeiro — Seguido de uma viagem breve à Serra da Estrela (1999); O Vento Sobre a Terra — apontamentos de viagens (2002); À Superfície do Tempo — Viagem à Amazónia (2002); Território em Espera (2005); Fogo Frio - O Vulcão dos Capelinhos (2008); Portugal Luz e Sombra - O País depois de Orlando Ribeiro (2012); A Linha do Tua; Os Rostos de Jesus; Sabor-Mamoré - Viagem de Comboio Sobre o Mar (2013); Guadiana 86-14; Coração de Lava (2014).

É autor do blog Cidade Infinita (www.cidadeinfinita.blogspot.com).

Imagens da exposição

25 Ago 2015