Revista Electra 7

Editora

Fundação EDP

Ano

2019

Preço

Sinopse

O dossier desta edição trata dos “Animais” — que direitos, que limites, que deveres para com eles? A “questão animal” emergiu como uma das grandes bandeiras da contemporaneidade. O sociólogo Alessandro Dal Lago percorre a história da indiferença dos filósofos para com o mundo animal; a filósofa Vinciane Despret analisa o comportamento dos pássaros e as suas analogias políticas e imaginárias; o filósofo Boyan Manchev fala-nos de ecopolítica e política animal; o professor de neurologia Massimo Filippi aborda a divisão entre Humano e Animal.
Na secção “Diagonal”, discute-se o culto do património e o seu uso político a propósito da destruição parcial da catedral de Notre-Dame, em ensaios acompanhados por imagens do fotógrafo André Cepeda.
A história da Marquesa Casati – musa, mecenas, mundana – que fez da sua vida uma obra de arte e anunciou as modas e adivinhou as atitudes artísticas e culturais do século XX e XXI é contada, por José Manuel dos Santos, na secção “Figura”.
Hisham Mayet, cineasta, músico, investigador e fundador da editora Sublime Frequencies, é entrevistado pelos fotógrafos e editores André Príncipe e José Pedro Cortes que acompanham essa narrativa de um ensaio visual.
O portfólio deste número é da artista holandesa Magali Reus, especialmente concebido para a Electra e que inaugura a sua incursão pela fotografia.