Grada Kilomba. Secrets to Tell | Fundação EDP

Ano

Preço

Sinopse

«MAAT | Project Room» é o título de uma nova série de livros que acompanham o programa de exposições definido para aquele espaço do edifício do MAAT. A primeira exposição deste ciclo, Secrets to Tell de Grada Kilomba foi pensada a partir da instalação The Desire Project, que esta artista apresentou na Bienal de São Paulo, em 2016. No livro, esta peça assume o seu protagonismo, prolongando-se por várias páginas, com a reprodução de vários video stills e dos textos originais, anotados pela autora. No seu ensaio, Inês Grosso, curadora da exposição, introduz assim o trabalho (que agora pertence à Coleção de Arte Fundação EDP): «Dividida em três atos, como uma peça de teatro – “While I Walk”, “While I Speak” e “While I Write” –, a obra mostra uma sequência cadenciada de frases e palavras que compõem um discurso contundente e politicamente comprometido com uma perspetiva pós-colonial das representações da história e com a descolonização do pensamento na contemporaneidade». Para além deste ensaio, o livro inclui ainda uma carta aberta de Alfredo Jaar, dirigida à artista, e a reedição de uma entrevista que esta deu em 2017. Dos conteúdos, destaca-se ainda o conjunto de vistas que documenta integralmente a exposição.

Edição bilingue: português e inglês.