Eco-Visionaries. Art, Architecture, and New Media after the Anthropocene | Fundação EDP

Eco-Visionaries. Art, Architecture, and New Media after the Anthropocene

Pedro Gadanho (org.)
Amale Andraos, T. J. Demos,
Sabine Himmelsbach, Matthew Fuller
Sofia Johansson, Karin Ohlenschläger,
Mariana Pestana, Yvonne Volkart, Linda Weintraub

Editora

Fundação EDP

978-3-7757-4453-9

Sinopse

Eco-visionários apresenta posições contemporâneas em arte e arquitetura procurando por respostas para problemas ambientais atuais que transcendem as noções tradicionais de sustentabilidade. Este volume abrangente é um complemento à exposição colaborativa realizada em 2018 por quatro museus europeus: MAAT—Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa; Bildmuseet, Umeå; HeK—House of Electronic Arts Basel, Basel; e LABoral Centro de Arte y Creacion Industrial, Gijon. Cada exposição mantém um enfoque curatorial diferente, e em cada um deles artistas e arquitetos investigam visões alternativas sobre o lugar da humanidade na Terra através de obras em diferentes suportes.
Enquanto a exposição oferece um conjunto de reflexões artísticas e críticas sobre questões contemporâneas, o livro reúne pesquisas, ensaios, bem como um levantamento das obras de arte. Além dos antecedentes históricos do pensamento ecológico atual nos campos da arte e do design, este catálogo também promove abordagens atuais que representam visões alternativas para usos futuros da energia, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Publicado apenas em inglês, estando os textos traduzidos em português num encarte que acompanha o livro.