Diana Policarpo | Fundação EDP

Diana Policarpo

Diana Policarpo é uma artista visual e compositora livre, residente em Londres, cuja obra consiste em meios visuais e musicais, incluindo desenho, partituras, escultura, performance em grande escala e instalações sonoras multimédia. Em 2013, completou um mestrado em Belas Artes pela Goldsmiths College. O seu trabalho explora as relações de poder, a cultura popular e a política de género, sobrepondo a estruturação rítmica do som como um material tátil no âmbito da construção social da ideologia esotérica. A artista cria performances e instalações com o intuito de analisar experiências de vulnerabilidade e empoderamento associadas a atos de exposição ao mundo capitalista.

As suas obras sonoras e instalações foram exibidas em exposições individuais na galeria Gnration, em Braga, Portugal (abril de 2019); Belo Campo/Galeria Francisco Fino, Lisboa, PT (2018); Kunstverein Leipzig, Alemanha (2017); lAB Artists Unlimited, Bielefeld, Alemanha (2016); Xero, Kline and Coma, Londres, Reino Unido (2015); Kunsthalle Baden-Baden, Alemanha (2014). As suas obras foram também incluídas recentemente em exibições coletivas na Fórum Arte Braga, Portugal (julho de 2019); Cordoaria Nacional – Galerias Municipais de Lisboa, Portugal (junho de 2019); MAAT, Lisboa, Portugal (maio de 2019); ARCOmadrid, Madrid, Espanha (2019); Lisboa Soa, Lisboa, Portugal (2018); Chiado 8, Lisboa, Portugal (2018); Galeria Municipal do Porto, Portugal (2017); Guest Projects, Londres, Reino Unido; Galeria Francisco Fino, Lisboa, Portugal; Mars Gallery, Melbourne, Austrália (2017); North Gallery, Newcastle, Reino Unido (2016); Peninsula Gallery, Nova Iorque, EUA (2015); W139, Amsterdão, Países Baixos (2015); Shaun Fenster, Berlim, Alemanha (2014); AN/DOR, Londres, Reino Unido (2014).

Recentemente, Diana Policarpo apresentou performances e palestras nos seguintes espaços: Passos Manuel, Porto, Portugal; Kunsthall Oslo, Noruega; LUX – Moving Image, The Lexington, Tenderpixel Gallery, Institute of Contemporary Arts (ICA), Cafe OTO, Pump House Gallery, Enclave, Vortex e IMT Gallery em Londres.