Fundação EDP apoia 15 novos projetos sociais de transição energética justa | Fundação EDP

Fundação EDP apoia 15 novos projetos sociais de transição energética justa

A Fundação EDP vai apoiar 15 projetos que irão gerar respostas sociais através de soluções de energias renováveis, da eficiência energética e da mobilidade sustentável. Estes projetos pretendem melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência, seniores, famílias em situação de fragilidade social e económica e refugiados, entre outros públicos. No total, preveem ter um impacto positivo direto na vida de mais de 18 mil pessoas em Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu.

A relevância social, o carácter inovador e a sua sustentabilidade a longo e médio prazo são alguns dos critérios pelos quais estes projetos foram selecionados.

Este apoio é atribuído no âmbito do Programa EDP Energia Solidária 2023 e representa um investimento de cerca de 1 milhão de euros em Portugal. O EDP Energia Solidária, que tem por objetivo apoiar respostas sociais que promovam a transição energética justa foi este ano lançado também em Espanha e no Brasil, com uma dotação global de cerca de 2 milhões de euros. Em Portugal e em Espanha, as entidades selecionadas contam ainda com a colaboração de voluntários do grupo EDP para a implementação dos respetivos projetos.

“As organizações sociais são parceiras essenciais na resposta a diversos desafios sociais motivados por situações de exclusão, desigualdade e iniquidade. Estes são contextos que poderão ficar ainda mais vulneráveis se não conseguirmos assegurar uma transição energética justa para todos. Este é um dos grandes focos da estratégia global de impacto social da EDP - Y.E.S. – You Empower Society, que nos motiva a agir enquanto investidores sociais, através das parcerias que realizamos com entidades da Economia Social e Universidades, por exemplo, e do envolvimento dos nossos voluntários”, afirma Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP, que presidiu também ao júri da edição de 2023 do Programa EDP Solidária.

Neste júri participaram também António Vidigal (Consultor de energia e ITC; Ex-presidente da EDP Inovação), Filipe Santos (Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics, Especialista em Inovação Social, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação EDP), Joana Balsemão (Vereadora no Câmara Municipal de Cascais, membro Comité de Sustentabilidade do Grupo EDP e membro do Conselho de Curadores da Fundação EDP), Júlia Seixas (Pró-Reitora Universidade Nova Lisboa, Especialista em Sustentabilidade),  Margarida Couto (Sócia da Vieira de Almeida e Associados, presidente do Grace e membro do Conselho de Curadores da Fundação EDP) e Martim Salgado (Diretor Social Impact Coordination Office EDP e administrador da Fundação EDP).

O programa EDP Energia Solidária, que surge agora alinhado com a estratégia do grupo EDP em promover a transição energética justa, é uma evolução do programa EDP Solidária que, desde a sua criação, procurou sempre apoiar projetos sociais com forte impacto na sociedade e nas comunidades, em particular junto dos grupos mais vulneráveis.

Em Portugal, o EDP Solidária nasceu em 2004, tendo apoiado até hoje mais de 400 projetos sociais em todos os distritos do país, com um investimento de cerca de 17 milhões de euros. Em Espanha, o programa foi lançado em 2015 e apoiou já 174 projetos, aos quais atribuiu mais de 5 milhões de euros. No total, os mais de 570 projetos apoiados em território ibérico permitiram um impacto positivo na vida de cerca de 2 milhões de pessoas.

 

PROJETOS APOIADOS:

Nome: Geocaching sénior: pedalar sem idade
Entidade: Pedalar sem Idade – Associação Parábola Citadina
Parceiros: Câmara Municipal do Porto, União de Freguesias de Aldoar Foz e Nevogilde
Descrição: Jogo que tem por base um passeio em bicicleta elétrica adaptada a seniores, em que o passageiro tem que resolver desafios para encontrar uma caixa escondida em determinado lugar de interesse. Inclui visitas à descoberta do património e desafios sobre poupança energética.
Distrito: Porto

 

Nome: Energia que move
Entidade: Rés do Chão
Parceiros: Câmara Municipal de Braga, Bicicultura, L3P da Universidade de Aveiro, CeiED da Universidade Lusófona
Descrição: O projeto propõe a transformação dos espaços em frente às entradas de duas escolas em Braga com soluções energéticas eficientes e promotoras da mobilidade ativa.
Distrito: Lisboa

 

Nome: Lavandaria mais verde
Entidade: Santa Casa da Misericórdia de Sines
Descrição: Implementação de uma nova Lavandaria verde na Santa Casa da Misericórdia de Sines, com o objetivo de otimizar o consumo de energia através da utilização de equipamentos inovadores e diversos mecanismos de poupança de energia, que permitam manter o nível de qualidade e evitar desperdício de recursos. 
Distrito: Setúbal

 

Nome: Ecolive
Entidade: Cercipeniche
Descrição: Proporcionar à comunidade um programa de terapias inovadoras e sustentáveis, partindo do conceito da Terapia Verde ou Natural, com foco na relação do ser humano com a natureza, baseado na promoção da eficiência energética, e na sustentabilidade ambiental.
Distrito: Leiria

 

Nome: Bem precioso
Entidade: Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira   
Descrição: Aquisição de uma carrinha elétrica e adaptação para realização de tratamentos e sessões de fisioterapia, possibilitando chegar aos beneficiários que não se podem deslocar à clínica ou a espaços destinados para esse efeito.

Distrito: Santarém

 

Nome: Rodas sustentáveis para alimentar
Entidade: REFOOD (núcleo de Viseu)
Parceiros: Instituto Português do Desporto e da Juventude, Inovável - Energias Renováveis,Remax Dinâmica,Junta de Freguesia de Viseu
Descrição: Reforçar o núcleo REFOOD com viaturas para efetuar as recolhas dos excedentes alimentares, junto dos seus parceiros (supermercados, restaurantes, etc) e fazer a entrega ao domicílio a famílias beneficiárias que não têm possibilidade de recolher o cabaz no Centro de Operações. Prevê a aquisição de viaturas elétricas e instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo.
Distrito: Viseu

 

Nome: 'Super-Horta': projeto-piloto de instalação de sistema de aquaponia num contentor marítimo
Entidade: Paróquia de São Francisco Xavier de Caparica
Parceiros: Associação Padre Amadeu Pinto SJ
Descrição: Através de um projeto-piloto, pretende-se confirmar a exequibilidade de se adaptar um contentor marítimo para nele instalar um sistema modular e autónomo de aquaponia, que permita a produção intensiva de hortícolas, em conjunto com a criação de peixe.
Distrito: Setúbal

 

Nome: Diminuir a pobreza energética para aumentar a inclusão                                                               
Entidade: ASSOL - Associação de Solidariedade Social de Lafões
Parceiros: Larcli,Atelier 3670,Moreira e Rodrigues
Descrição: Melhorar as condições do Centro de S. Pedro que acompanha adultos com deficiência mental ou doença mental incapacitante, apoiar 40 famílias em situação de pobreza energética e sensibilizar os colaboradores para os temas da eficiência e pobreza energética.Serão implementadas melhorias no sistema de aquecimento/arrefecimento e consumo de água da instituição.
Distrito: Viseu

 

Nome: CSPP - Sustentabilidade Social: Energia e Cuidados para o Futuro
Entidade: Centro Social da Paróquia de Penamaior
Descrição: Aumentar a sustentabilidade ambiental e reduzir as despesas da instituição, instalando painéis solares e equipamentos mais eficientes, realizando melhorias na cozinha e adquirindo um veículo elétrico para apoio domiciliário.
Distrito: Porto

 

Nome: Rotas de sustentabilidade no acolhimento de refugiados em Portugal                                  
Entidade: Conselho Português para os Refugiados
Parceiros: ACP - Automóvel Club de Portugal
Descrição:
Será adquirido um veículo elétrico para transporte dos refugiados logo após a sua chegada e em casos mais vulneráveis para deslocações a serviços. Serão ainda desenvolvidas ações de sensibilização sobre sustentabilidade e encontros multiculturais.
Distrito: Lisboa

 

Nome: Sol d'oiro                              
Entidade: Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão
Parceiros: Junta de Freguesia de Vila Velha de Ródão, Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão, Junta de Freguesia de Perais, Junta de Freguesia de Fratel, Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão
Descrição:
Construção uma central de produção fotovoltaica destinada ao autoconsumo.  Estes painéis serão utilizados para o fornecimento de energia ao edifício do Lar, assim como, às Wall box de carregamento das 2 viaturas elétricas da instituição.
Distrito: Castelo Branco

 

Nome: TERRA (Transição Energética para a Recuperação dos Recursos Ambientais)                           
Entidade: Agrupamento de Escolas Infanta D. Mafalda        
Descrição: Promover a sustentabilidade de consumo de energia da horta biológica escolar através da instalação de painéis solares; capacitar a comunidade escolar para a preservação e valorização dos recursos naturais através da implementação de medidas de eficiência energética; diminuir a dependência dos combustíveis fósseis no transporte de e para a escola através da aquisição de trotinetes eléctricas.
Distrito: Porto   

 

Nome: Terra dos Sonhos, Energia Sobre Rodas   
Entidade: Associação Terra dos Sonhos
Descrição: Criar uma carrinha-quiosque elétrica para venda de bebidas, cafés, alimentos e merchandising da Terra dos Sonhos em festivais e eventos. O projeto tem como objetivo dar acesso a jovens em acolhimento uma primeira experiência profissional remunerada, num ambiente seguro.  
Distrito: Lisboa

 

Nome: #SomosEnergia: capacitação e acção para uma transição energética justa e participada     
Entidade: Associação Sustainable Energy Youth Network
Parceiros: Universidade de Évora,Drive Impact CRL
Descrição: Escalar o programa Just Youth Energy Academy (Just-YEA) já desenvolvido no litoral alentejano. Com o objetivo de despertar o interesse nas áreas de eficiência energética, energias renovaveis e mobilidade, pretende-se promover capacitação para desenvolver as competências técnicas e interpessoais a Jovens NEET (Not in Employment, Education or Training) nas duas zonas das centrais termoelétricas de Sines e Pego.

Distrito: Lisboa

 

Nome: Jovens Mentores para a Transição Energética
Entidade: Solar do Mimo
Descrição: Capacitar as crianças e jovens apoiados pelo Solar do Mimo, com o objetivo de os transformar em "mentores para a transição energética", quer para colaboradores internos da instituição, quer para a comunidade local.
Distrito: Guarda

03 Nov 2023