A Fundação EDP mantém, desde a sua criação, uma política ativa de mecenato cultural que se traduz em importantes apoios a instituições de referência, muitas delas públicas, e a projetos de excelência. Entre estes, destacam-se projeto culturais como a Companhia Nacional de Bailado, a Fundação Casa da Música, a Fundação Serralves, a Trienal de Arquitectura de Lisboa, a Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva e a Orquestra Sinfónica Juvenil, entre outros.

Com atividade mecenática desde 2004, a Fundação EDP viabilizou projetos na área das artes plásticas, dança, música, arquitetura, design, educação artística, edição e documentário. Esses apoios têm sido considerados fundamentais para a atividade dessas instituições, criando condições para a sua continuidade, dimensão e valorização.

Prestamos uma atenção especial aos artistas emergentes, à inovação criativa, à formação de novos públicos e a projetos com vocação pedagógica. Investimos ainda na internacionalização da nossa cultura. Para além dos apoios financeiros concedidos, a Fundação EDP faculta também consultoria cultural e artística.

Outro eixo de intervenção é o desenvolvimento de uma área de Pensamento na Fundação EDP, nomeadamente através da criação de uma revista internacional de crítica e reflexão cultural, social e política. Trata-se de um projeto que começou a ser desenvolvido em 2017 e que procura responder a uma necessidade, que é também uma expectativa, que se faz sentir no nosso país.

Companhia Nacional de Bailado

bailado
Lago dos Cisnes. | Foto: CNB, 2013.

A Fundação EDP é Mecenas Principal da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e Mecenas Exclusivo da sua digressão nacional. A CNB é a única companhia de base clássica em Portugal e é reconhecida pela sua versatilidade no que respeita à interpretação dos géneros clássico, moderno e contemporâneo. Os espetáculos de bailado em digressão nacional têm contribuído para a descentralização da cultura da dança, colocando-a à disposição da população residente fora dos grandes círculos urbanos. A EDP apoia a CNB é desde 1998.

Fundação de Serralves

Serralves
Alberto Carneiro: Arte Vida / Vida Arte - Revelações de energias e movimentos da matéria. | Foto: Fundação de Serralves, 2013.

A Fundação EDP é Mecenas Exclusivo de uma importante exposição anual a realizar no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves. A Fundação EDP tem ainda o estatuto especial de Fundador Patrono, atribuído às instituições que têm vindo a apoiar a Fundação de Serralves de forma continuada e regular. Desde 2001, a Fundação EDP e a Fundação de Serralves têm celebrado parcerias, tanto na produção de exposições como no desenvolvimento de projetos na área dos serviços educativos.

Orquestra Sinfónica Juvenil

Orquestra
Concerto dos bolseiros da Orquesta Sinfónica Juvenil. | Foto: Paulo Alexandre Coelho, 2017.

A Fundação EDP apoia a temporada da Orquestra Sinfónica Juvenil, a única orquestra de jovens em funcionamento permanente, e o programa de bolsas de estudo Fundação EDP/OSJ. A Orquestra Sinfónica Juvenil dá formação na área específica da prática de música sinfónica, enquanto elemento fundamental no ensino dos jovens músicos numa perspetiva de aperfeiçoamento e profissionalização. Este projeto é apoiado desde 1993.

Casa da Música

Burmester
Pedro Burmester no Ciclo de Piano EDP. | Foto: Alexandre Delmar, Casa da Música, 2016.

A Fundação EDP é membro fundador da Fundação Casa da Música e, desde 2008, Mecenas Exclusivo do Ciclo de Piano Fundação EDP, que consiste num programa anual composto por concertos de grandes pianistas internacionais. Desde 2010, a Fundação EDP é também Mecenas do Dia Mundial da Música.

Trienal de Arquitectura de Lisboa

Trienal de Arquitectura de Lisboa- A  Forma Da Forma, Praça do Carvão
Exposição "A Forma Da Forma" no campus da Fundação EDP. | Foto: Paulo Alexandre Coelho, 2016.

Desde 2007 que a Fundação EDP é um dos principais mecenas da Trienal de Arquitectura de Lisboa, sendo um dos polos das exposições que fazem parte da sua programação. O objetivo do conjunto das iniciativas previstas consiste na realização de um evento de projeção internacional capaz de divulgar as tendências contemporâneas do urbanismo e da arquitetura.

Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva

Fundação Arpad Szenes, Viera da Silva, Teresa Magalhães
Exposição "No Atelier", de Teresa Magalhães. | Foto: Pierre Guibert, 2015.

Em 2011, a Fundação EDP tornou-se Mecenas Principal da programação desta instituição que tem por vocação a divulgação e estudo da obra dos artistas plásticos Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva, relacionando-os com artistas, intelectuais e amigos, nacionais ou estrangeiros. A sua programação apresenta exposições de arte moderna e contemporânea.

Bienal de Veneza

siza vieira
Exposição "Neighbourhood", de Álvaro Siza Vieira, na Bienal de Veneza de 2016. | Foto: DG Artes.

A Fundação EDP é Mecenas da Representação Portuguesa na Exposição Internacional de Arte La Biennale di Venezia. Apoiou as representações portuguesas na Exposição Internacional de Arte La Biennale di Venezia em 2013 e 2015 - com os artistas Joana Vasconcelos e João Louro, respetivamente -, a 15.ª Exposição Internacional de Arquitetura - Álvaro Siza Vieira - e na 57.ª Exposição Internacional de Arte, em 2017, assegurada pelo artista José Pedro Croft.

Apoio à Inventariação e Catalogação do Espólio do Professor Eduardo Lourenço

Espólio do Professor Eduardo Lourenço
Eduardo Lourenço. | Foto de António Xavier, revista Visão, 22-05-2003.

Este projeto tem por objetivo o tratamento, conservação, inventariação e catalogação do espólio do Prof. Eduardo Lourenço, que permite a investigação e a disponibilização ao público, na Biblioteca Nacional, do acervo de um dos maiores filósofos e ensaístas portugueses do nosso tempo. Este trabalho tem sido fundamental para a publicação em curso da sua obra completa e para o desenvolvimento e atualização do site dedicado ao Prof. Eduardo Lourenço. A Fundação EDP apoia o projeto desde 2011.

Galeria Municipal do Porto

arte porto
Exposição "Quote Unquote". | Foto: Ricardo Castelo, 2017.

A Fundação EDP é Mecenas da programação da Galeria Municipal do Porto. Esta parceria, iniciada em 2015, dá continuidade à missão sociocultural que a Fundação EDP tem vindo a desenvolver na cidade do Porto, através da promoção da arte contemporânea.