A Coleção de Arte Fundação EDP foi iniciada no ano 2000, pretendendo abranger várias gerações de artistas portugueses contemporâneos, bem como várias áreas e disciplinas da criação artística. É composta por mais de 1.200 obras, de mais de 250 artistas.

Estabeleceu-se o seu início cronológico de referência na década de 60 do século XX, uma época que corresponde a um período marcante de ruturas artísticas e que possui também o simbolismo de corresponder à data de criação da Companhia Portuguesa de Electricidade, predecessora do grupo EDP.

Nesta linha cronológica, foram escolhidas obras com relevância histórica na arte contemporânea portuguesa, de artistas reconhecidos como Ana Vieira, Lourdes de Castro, Noronha da Costa, Ângelo de Sousa, Jorge Pinheiro, Jorge Martins, entre outros.

Ao longo dos anos, a Coleção foi sendo aumentada e enriquecida, abrindo-se também a uma produção mais contemporânea, através da estreita articulação com as atividades culturais desenvolvidas pela Fundação.

Em 2015, a Fundação EDP adquiriu a Coleção Pedro Cabrita Reis, passando a dispor de um dos mais significativos acervos de arte contemporânea portuguesa da última década do século XX e primeira década do século XXI. A Coleção Pedro Cabrita Reis - que mantém a sua identidade própria - é composta por 388 obras, de 74 artistas portugueses e a sua aquisição coaduna-se com os objetivos que a Fundação EDP tem assumido, particularmente na promoção de jovens artistas portugueses, e é uma oportunidade rara para impulsionar a sua Coleção, nomeadamente no período contemporâneo pós-1968.

A Coleção de Arte da Fundação EDP está regularmente presente na programação do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Obras da Coleção

Helena Almeida

Desenho Habitado, 1975

Gabriela Albergaria

113 (Brooklyn Botanical Garden), 2016

Antonio Sena

Sem título, 1972 | Crédito: Alberto Mayer

Diogo Evangelista

OOOOOOIN!, 2016

Edgar Martins

Central do Alto Rabagão: poço de barramentos (vista obtida da sala das máquinas) da série The Time Machine, 2011

Joana Vasconcelos

Passerelle, 2005

Sandra Rocha

Sem Título (DR - Um Diário da República, 2012), 2014

José Pedro Cortes

Round Lamps, 2015

Ângelo Sousa

Sem Título, 1968

Menez

Sem Título, 1990

Antonio Palolo

Sem título, 1972 | Crédito: Alberto Mayer

Noé Sendas

Crystal Girl n.º 100, 2010

Artistas

Adriana Molder, Albano da Silva Pereira, Alberto Carneiro, Alexandre Almeida, Alexandre Conefrey, Alexandre Estrela, Alexandre Farto (aka Vhils), Alfredo Cunha, Alice Geirinhas, Álvaro Lapa, Álvaro Rosendo, Álvaro Siza Vieira, Ana Hatherly, Ana Isabel Rodrigues, Ana Jotta, Ana Luísa Ribeiro, Ana Manso, Ana Pinto, Ana Vieira, André Cepeda, André Gomes, André Guedes, André Maranha, André Príncipe, André Romão, André Ruivo, André Trindade, Ângela Berlinde, Ângela Ferreira, Ângelo de Sousa, Ângelo Gonçalves, António Bolota, António Costa Pinheiro, António Júlio Duarte, António Olaio, António Palolo, António Poppe, António Proença Carvalho, António Sena, Armanda Duarte, Augusto Alves da Silva, Augusto Brázio, Bartolomeu dos Santos, Bela Silva, Bruno Cidra, Bruno Pacheco, Bruno Ramos, Buraco, Carla Filipe, Carlos Bunga, Carlos Correia, Carlos Lobo, Carlos M. Fernandes, Carlos Mesquita, Carlos Nogueira, Carlos Noronha Feio, Carlos Roque, Catarina Botelho, Catarina Dias, Catarina Leitão, Catarina Simões, Costa Martins e Victor Palla, Cristina Terra da Motta, Cruz-Filipe, Daniel Barroca, Daniel Blaufuks, Daniel Malhão, David-Alexandre Guéniot, Didier Fiuza Faustino, Diogo Evangelista, Diogo Pimentão, Duarte Amaral Netto, Edgar Martins, Edgar Massul, Eduardo Batarda, Eduardo Gageiro, Eduardo Matos, Eduardo Nery, Ernesto de Sousa, Eurico Lino do Vale, Fernanda Eugénio, Fernanda Fragateiro, Fernando Brito, Fernando Calhau, Fernando Lemos, Fernando Mesquita, Filipe Casaca, Francisco Queirós, Francisco Tropa, Francisco Vidal, Gabriela Albergaria, Georges Pacheco, Germes Gang, Ghost, Gil Heitor Cortesão, Gonçalo Barreiros, Gonçalo Sena, Graça Morais, Graça Sarsfield, Guillaume Pazat, Helena Almeida, Helena Gonçalves, Horácio Frutuoso, Hugo Canoilas, Hugo Houayek, Igor Jesus, Ilda David, Inês Botelho, Inês d'Orey, Inês Pais, Inez Teixeira, Isabel Baraona, Isabel Brison, Isabel Carvalho, Isabel Simões, Isaque Pinheiro, Joana Bastos, Joana Escoval, Joana Rosa, Joana Vasconcelos, Joana Villaverde, João Cutileiro, João Ferro Martins, João Fiadeiro, João Fonte Santa, João Grama, João Leitão, João Leonardo, João Louro, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Onofre, João Paulo Feliciano, João Paulo Serafim, João Pedro Vale, João Penalva, João Pina, João Queiroz, João Tabarra, João Vieira, João Penalva, Joaquim Bravo, Jordi Burch, Jorge Brilhante, Jorge Feijão, Jorge Leal, Jorge Martins, Jorge Molder, Jorge Nesbitt, Jorge Pinheiro, Jorge Queiroz, Jorge Rodrigues, Jorge Santos, José Bacelar, José Barrias, José Carlos Teixeira, José Conduto, José de Almeida Pereira, José de Guimarães, José Francisco Azevedo, José Loureiro, José Luís Neto, José Maçãs de Carvalho, José Miranda Justo, José Pedro Cortes, José Pedro Croft, José Rodrigues, José Roseira, José Simões, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Lagoa Henriques, Leonardo Finotti, Leonor Antunes, Lia Menna Barreto, Lourdes Castro, Lúcia Prancha, Luís Bragança Gil, Luís Campos, Luís Dourdil, Luís Lázaro Matos, Luís Nobre, Luís Palma, Luís Ramos, Luís Silveirinha, Luísa Correia Pereira, Luísa Cunha, Luísa Ferreira, Mafalda Santos, Malangatana, Manuel Amado, Manuel Baptista, Manuel Botelho, Manuel João Vieira, Manuel Rosa, Manuela Marques, Marcelino Vespeira, Marco Pires, Margarida Correia, Margarida Gouveia, Maria Beatriz, Maria José Oliveira, Maria Lusitano, Maria Pia Oliveira, Mariana Gomes, Mariana Marote, Mariana Silva, Mário Cesariny, Marta Castelo, Martim Ramos, Martinho Costa, Mattia Denisse, Mauro Cerqueira, Menez, Michael Biberstein, Miguel Ângelo Rocha, Miguel Branco, Miguel Palma, Miguel Rondon, Miguel Soares, Mireille Loup, Monika Merva, Musa Paradisiaca, Nadir Afonso, Nelson d'Aires, Noé Sendas, Noronha da Costa, Nuno Alexandre Ferreira, Nuno Cera, Nuno da Luz, Nuno Martinho, Nuno Nunes Ferreira, Nuno R. Sousa, Nuno Teotónio Pereira, Patrícia Almeida, Patrícia Garrido, Paula Rego, Paula Roush, Paula Soares, Pauliana Valente Pimentel, Paulo Barros, Paulo Brighenti, Paulo Catrica, Paulo Mendes, Paulo Nozolino, Pedro Barateiro, Pedro Cabral Santo, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Pedro Casqueiro, Pedro Cavalheiro, Pedro Diniz Reis, Pedro Falcão, Pedro Gomes, Pedro Guimarães, Pedro Morais, Pedro Neves Marques, Pedro Portugal, Pedro Proença, Pedro Quintas, Pedro Reis, Pedro Sousa Vieira, Pedro Vaz, Petros Efstathiadis, Pizz Buin, Priscila Fernandes, Ramiro Guerreiro, Ricardo Jacinto, Ricardo Valentim, Rita Magalhães, Rodrigo Amado, Rodrigo Oliveira, Rodrigo Peixoto, Rosa Almeida, Rosa Carvalho, Rosário Rebello de Andrade, Rui Calçada Bastos, Rui Chafes, Rui Moreira, Rui Patacho, Rui Sanches, Rui Serra, Rui Toscano, Rui Valério, Ruth Rosengarten, Salomé Lamas, Samuel Rama, Sandra Rocha, São Trindade, São Vicente, Sara & André, Sara Bichão, Sérgio Pombo, Sérgio Taborda, Sílvia Hestnes Ferreira, Sílvia Prudêncio, Susana Gaudêncio, Susanne Themlitz, Tânia Simões, Teresa Palma Rodrigues, Thierry Simões, Tiago Baptista, Tito Mouraz, Tomás Maia, Valter Vinagre, Vasco Araújo, Vasco Barata, Vasco Costa, Vasco Futscher, Victor Jorge, Vik Muniz, Virgílio Ferreira, Vítor Pomar, Xana.