Traverser la Nuit - Obras da Coleção Antoine de Galbert | Fundação EDP

Fundação EDP
Year
2022
Fonte inesgotável de inspiração para os artistas, a noite continua a alimentar e a impregnar as obras com os questionamentos que suscita, sejam eles filosóficos, políticos, societais, ecológicos ou científicos. Fonte de esperança ou de angústia, também é espaço-tempo de liberdade e da transgressão que tanto convém à criação e da qual faz eco a coleção constituída por Antoine de Galbert. Colecionador apaixonado por quebrar barreiras, Antoine de Galbert gosta de criar diálogos entre a arte contemporânea, as artes populares e a arte bruta na sua coleção. O catálogo da exposição Traverser la nuit. Obras da Coleção Antoine de Galbert, realizada no maat (12/03–29/08/2022), publicado pela Fundação EDP, com textos de Noëlig Le Roux, o curador, e design gráfico de Pedro Falcão, apresenta-se como um documento fidedigno de uma proposta que incentiva esses diálogos em torno de um tema universal – a noite –, combinando uma vasta documentação fotográfica de todas as obras selecionadas, muitas delas tal como foram expostas nas salas do maat, com um conjunto coeso de textos curatoriais.