UTOPIA/DYSTOPIA. A Paradigm Shift in Art and Architecture | Fundação EDP

UTOPIA/DYSTOPIA. A Paradigm Shift in Art and Architecture

Autores

Pedro Gadanho, João Laia, Susana Ventura (org.)
Franco Berardi, Rosi Braidotti
Keller Easterling, Antoine Picon
Pedro Gadanho, João Laia,
Susana Ventura

Editora

Mousse Publishing

Ano

Preço

Sinopse

Livro da exposição Utopia/Distopia, patente no MAAT entre 22 de março e 21 de agosto. Este livro acompanha o projeto curatorial Utopia/Dystopia que abriu no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa, no outono de 2016. Não é exatamente um catálogo da exposição, mas sim um reader contendo ensaios inéditos sobre a transição de «utopia», uma noção literária com 500 anos, para a imposição generalizada e quotidiana da sua imagem espelhada: distopia. Os autores foram convidados a discutir o binómio «utopia / distopia». Os trabalhos que foram selecionados para a exposição aparecem nas páginas do livro, embora não como meras ilustrações dos ensaios do livro. As imagens das peças, instalações ou vídeos integrados na exposição – incluindo uma secção especial sobre o ambiente de grande escala de Dominique Gonzalez-Foerster, Pynchon Park, que inaugurou a Galeria Oval em outubro de 2016 – são considerados como marcadores visuais ou índices. Se eventualmente exigem uma pesquisa suplementar por parte do leitor, elas abrem o diálogo entre textos e obras de arte autónomas, que, naturalmente, carregam os seus próprios enredos complexos.

Edição bilingue: português e inglês.

A exposição