Rui Calçada Bastos. Walking Distance | Fundação EDP

Ano

978-972-8909-24-6

Preço

3.50€ (Disponível na loja do MAAT)

Sinopse

O segundo volume da série Cinzeiro 8 acompanha a exposição Walking Distance de Rui Calçada Bastos. Segundo João Pinharanda, curador da exposição, este artista «regista o seu percurso no mundo. É um percurso real e não fictício, do qual esta exposição apresentou registos fragmentários. Nas suas viagens, estadas prolongadas ou curtas passagens pelo mundo, ele fotografa e filma objetos abandonados (por inúteis ou esquecidos), pequenas cenas de um quotidiano automatizado, pormenores de construções ou cenários paisagísticos mais abertos, mas sempre em incompletude; e recolhe alguns daqueles elementos banais, conferindo-lhes estatuto de objets trouvés ou recompondo-os segundo as lógicas da instalação. Mas há uma rutura que coloca cada uma das banais imagens que nos oferece noutro nível de compreensão – é a questão autobiográfica. O artista está no centro de todos os trabalhos: o que nos dá a ver é o que o seu olhar subjetivo seleciona e enquadra.»

Edição bilingue: português e inglês.