REVISTA ELECTRA 15 | Fundação EDP

REVISTA ELECTRA 15

Editora

Fundacao EDP

Ano

2021

Preço

Sinopse

Numa época numérica e digital em que a quantificação se tornou o principal instrumento de governação e de avaliação generalizada como modo de gestão dos recursos materiais e humanos, a Electra dedica o dossier da edição 15 aos Números.
Nele encontramos artigos sobre o conhecimento e a filosofia do número, a moderna governação através dos números, a história do algoritmo desde a idade média ao seu funcionamento nas redes digitais, da autoria de Dario Gentili, António Guerreiro, Keith Hossack, Matteo Pasquinelli e Alain Supiot. As imagens do dossier são da autoria de António Sena, criador de uma obra de grande coerência formal e de valiosa singularidade na arte contemporânea.
Na secção “Primeira Pessoa” são publicadas duas entrevistas: de Alice Rawsthorn (entrevistada pela curadora Vera Sacchetti), uma das vozes mais escutadas mundialmente no campo do design, crítica e colunista dos mais importantes jornais e revistas, com uma grande intervenção e influência nos fóruns de debate e nas redes sociais; e do fotógrafo Paulo Nozolino (entrevistado pelo jornalista João Pacheco), artista de vocação nómada, atravessador de fronteiras, e avesso aos lugares serenos e às imagens tranquilas que lhes correspondem.
Ângela Ferreira é a autora do portfolio deste número. Ocupando-se, há mais de três décadas, das questões do passado colonial, do presente pós-colonial e do futuro que agora começa a desenhar-se, a artista apresenta aqui um conjunto de pinturas realizadas a partir de murais. Este trabalho é acompanhado por um ensaio da curadora e historiadora Nomusa Makhubu.
O consagrado fotógrafo norte-americano John Divola preparou, para a secção “Furo”, um conjunto de trabalhos inéditos, que pertencem a uma série, ainda em curso de realização, no interior duma base aérea militar, no deserto da Califórnia. Afonso Dias Ramos apresenta o artista e a sua obra.
Na 15.ª edição da Electra, é ainda publicado um diário da cantora e compositora Lula Pena; Gonçalo Vilas-Boas traça um retrato da escritora, jornalista e fotógrafa Annemarie Schwarzenbach, uma das figuras mais fascinantes da primeira metade do século XX; Antonio Montefusco lança um olhar crítico sobre o aproveitamento ideológico e político a que as comemorações oficiais dos centenários de Dante Alighieri foram submetidas desde o século XIX; a investigadora de comunicação política Susana Salgado comenta uma afirmação de Noel Gallagher, antigo vocalista dos Oasis; António Guerreiro escreve sobre a poesia de António Franco Alexandre; e Fátima Rolo Duarte fala-nos da expressão “Novo Normal”.