Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2019 | Fundação EDP

José Manuek dos Santos

Natxo Checa

Miguel Coutinho

Artur Barrio (não pode comparecer)

Artistas finalistas

AnaMary Bilbao

Dealmeida e Silva

Henrique Pavão

Isabel Madureira Andrade (menção honrosa)

Mónica de Miranda

O júri da 13ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP decidiu atribuir o prémio a Diana Policarpo e uma menção honrosa a Isabel Madureira Andrade.

Os seis finalistas da exposição foram selecionados entre mais de 530 candidatos, pelos curadores Inês Grosso, Sara Antónia Matos e João Silvério.

O júri destacou a «coerência da pesquisa e do discurso» da artista Diana Policarpo, que se traduziu «numa inovadora instalação multimédia com grande valorização da componente sonora, criando um ambiente imersivo que assegura uma grande eficácia na relação do conceito idealizado pela artista com a sua concretização no espaço.»

A menção honrosa atribuída a Isabel Madureira Andrade surge como «incentivo à mais jovem concorrente pela energia e técnica reveladas na sua pintura».

Biografia

Diana Policarpo é uma artista visual e compositora livre, residente em Londres, cuja obra consiste em meios visuais e musicais, incluindo desenho, partituras, escultura, performance em grande escala e instalações sonoras multimédia. Em 2013, completou um mestrado em Belas Artes pela Goldsmiths College. O seu trabalho explora as relações de poder, a cultura popular e a política de género, sobrepondo a estruturação rítmica do som como um material tátil no âmbito da construção social da ideologia esotérica. A artista cria performances e instalações com o intuito de analisar experiências de vulnerabilidade e empoderamento associadas a atos de exposição ao mundo capitalista.

As suas obras sonoras e instalações foram exibidas em exposições individuais na galeria Gnration, em Braga, Portugal (abril de 2019); Belo Campo/Galeria Francisco Fino, Lisboa, PT (2018); Kunstverein Leipzig, Alemanha (2017); lAB Artists Unlimited, Bielefeld, Alemanha (2016); Xero, Kline and Coma, Londres, Reino Unido (2015); Kunsthalle Baden-Baden, Alemanha (2014). As suas obras foram também incluídas recentemente em exibições coletivas na Fórum Arte Braga, Portugal (julho de 2019); Cordoaria Nacional – Galerias Municipais de Lisboa, Portugal (junho de 2019); MAAT, Lisboa, Portugal (maio de 2019); ARCOmadrid, Madrid, Espanha (2019); Lisboa Soa, Lisboa, Portugal (2018); Chiado 8, Lisboa, Portugal (2018); Galeria Municipal do Porto, Portugal (2017); Guest Projects, Londres, Reino Unido; Galeria Francisco Fino, Lisboa, Portugal; Mars Gallery, Melbourne, Austrália (2017); North Gallery, Newcastle, Reino Unido (2016); Peninsula Gallery, Nova Iorque, EUA (2015); W139, Amsterdão, Países Baixos (2015); Shaun Fenster, Berlim, Alemanha (2014); AN/DOR, Londres, Reino Unido (2014).

Recentemente, Diana Policarpo apresentou performances e palestras nos seguintes espaços: Passos Manuel, Porto, Portugal; Kunsthall Oslo, Noruega; LUX – Moving Image, The Lexington, Tenderpixel Gallery, Institute of Contemporary Arts (ICA), Cafe OTO, Pump House Gallery, Enclave, Vortex e IMT Gallery em Londres.