O programa Escolas Solidárias Fundação EDP é um projeto de promoção da cidadania nas escolas, que incentiva alunos do 2.º ciclo ao ensino secundário (público e privado) a envolverem-se ativamente na resolução das questões sociais que afetam a sua comunidade.

Criado em 2010 para responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Escolas Solidárias Fundação EDP lança, em cada ano letivo, os grandes desafios que o planeta enfrenta e aos quais podemos dar resposta nas comunidades onde vivemos:

. erradicar a pobreza e a fome;
. promover a sustentabilidade económica;
. garantir mais Educação e melhor Saúde;
. cuidar das comunidades mais vulneráveis;
. promover a inclusão de todos os seres humanos;
. fomentar a sustentabilidade ambiental;
. apoiar o desenvolvimento humano noutras regiões do mundo.

Ser uma Escola Solidária significa proporcionar aos alunos uma educação integral, que tem no exercício da cidadania um instrumento de desenvolvimento pessoal e social. É também criar vínculos fortes entre a população escolar, as famílias e a comunidade alargada.

Este programa, que conta com o selo oficial da Secretaria de Estado da Educação e da Direção-Geral da Educação, mobiliza anualmente dezenas de milhares de alunos e professores de escolas de todo o País.