EDP Solidária 2019: 1 milhão de euros para as doenças respiratórias

Em 2019, a Fundação EDP canalizou o seu investimento no Programa EDP Solidária para o tema da Saúde, nomeadamente para apoio a projetos na área das doenças identificadas no Programa Nacional para as Doenças Respiratórias. Estas são uma das principais causas de morbilidade e mortalidade em Portugal, em particular as doenças respiratórias crónicas.

Foram nove as entidades vencedoras, somando entre si um apoio financeiro de 1.062.500 euros. Estes projetos estimam beneficiar, no seu conjunto, 15 mil pessoas de forma direta.

Assim, são já 409 os projetos apoiados em todos os distritos do país no âmbito do Programa EDP Solidária, criado em 2004. No ano de 2015, o programa passou a contemplar duas vias: O EDP Solidária Inclusão Social, que apoia projetos que têm como objetivo atenuar situações sociais reconhecidamente relevantes; e o EDP Solidária Saúde, dirigido a projetos que têm como objetivo melhorar as condições clínicas e sociais decorrentes de problemas de saúde. Nesta linha, a Fundação EDP apoiou já 49 projetos num investimento total de 5,5 milhões de euros.

 

 

PROJETOS APOIADOS EM 2019

 

Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.

Inovação e Diferenciação Tecnológica do Serviço de Pneumologia da ULSG

Melhorar o Serviço de Pneumologia da Unidade Local de Saúde da Guarda, com a criação de uma sala de exames especiais para realização de técnicas diferenciadas de diagnóstico – Ecografia Endobrônquica (linear e radial), Toracoscopia Médica e Criobiópsia Pulmonar Transbrônquica – indisponíveis nos hospitais limítrofes.

 

Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães, E.P.E.

Ecoendoscopia brônquica – Exame inovador na abordagem das doenças respiratórias

Aumentar a capacidade de diagnóstico da unidade de endoscopia respiratória do Serviço de Pneumologia do HSO, com a aquisição de equipamento médico para introdução de uma nova técnica de endoscopia brônquica.

 

Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM)

Centro Ambulatório de Tórax

Criar e equipar um Centro Ambulatório de Tórax, sediado no Hospital Pulido Valente, dedicado a Doenças Pulmonares Obstrutivas Crónicas complexas (Doenças Obstrutivas das Vias Aéreas e Patologia do Interstício).

 

Centro Hospitalar Universitário do Algarve

Ecoendoscópio Brônquico (EBUS) com sonda linear

Melhorar o diagnóstico e tratamento de doentes com cancro do pulmão e outras doenças que se manifestam com adenopatias mediastínicas, no Centro Hospitalar do Algarve, evitando o encaminhamento e as deslocações dos utentes a Lisboa.

 

Unidade Local de Saúde do Nordeste, E.P.E.

Programa de Reabilitação Respiratória em Utentes com DPOC em Ambulatório

Implementar um programa de Reabilitação Respiratória em utentes com Doenças Pulmonares Obstrutivas Crónicas, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e a redução dos sintomas. 

O projecto prevê equipar 12 Centros de Saúde (Agrupamento de Centros de Saúde  de Bragança) com equipamento médico, equipamento de reabilitação/fisioterapia, mobiliário e duas viaturas para acompanhamento dos utentes ao domicílio.

 

Centro Hospitalar de Setúbal

Projecto Inspir'ar

Melhorar o diagnóstico e terapêutica na área da Pneumologia no Centro Hospitalar de Setúbal, através da realização de obras de alargamento e melhoria do Serviço de Pneumologia e aquisição de equipamento médico, incluindo um Pletismógrafo, não existente no Serviço.

 

Centro Hospitalar Universitário do Porto – Grupo de Trabalho da Via Verde Cancro do Pulmão

Via Verde Cancro do Pulmão (VVCP)

Melhorar a área de intervenção em doentes com cancro do pulmão, com a implementação de um circuito prioritário para assegurar uma abordagem uniformizada, célere e de qualidade, com a aquisição de equipamento médico.

O projecto prevê ainda realizar um estudo diagnóstico da implementação da Via Verde do Cancro do Pulmão, por forma a que possa tornar-se um modelo a ser utilizado a nível nacional, adaptado às diversas realidades, assegurando o cumprimento de indicadores essenciais para a prestação de cuidados de qualidade.

 

Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E.

Respirar +

Reforçar e melhorar a Reabilitação Respiratória de doentes sintomáticos do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, na área de internamento e ambulatório e do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, com a aquisição de equipamento médico. O projecto prevê a implementação de um programa de Reabilitação Respiratória hospitalar e no domicílio, a promoção da formação médica em Cuidados Primários em Reabilitação Respiratória, bem como a sensibilização da comunidade para esta temática.

 

Santa Casa da Misericórdia de Riba D'Ave

Respirar para viver melhor

Alargar e melhorar a oferta de exames do Serviço de Pneumologia do Hospital Narciso Ferreira, por forma a obter diagnósticos mais vastos e precisos, e melhorar a terapêutica a aplicar aos utentes, através da aquisição de equipamento médico.

30 Mar 2020