"Pinturas Habitadas": obras da Coleção de Arte Fundação EDP na ARCOlisboa 2024 | Fundação EDP

"Pinturas Habitadas": obras da Coleção de Arte Fundação EDP na ARCOlisboa 2024

Obras de arte
Fotografia: Joana Linda

A Fundação EDP é mecenas da feira internacional de arte ARCOlisboa desde 2017 e através desta parceria reforça a sua política de mecenato cultural: com o apoio à realização deste evento, e através das aquisições de obras de artistas portugueses que tem feito no âmbito da feira ao longo destes anos contribuindo, assim, para apoiar os artistas e as galerias nacionais.

Na edição de 2024, e pelo segundo ano consecutivo, a Fundação EDP apresenta uma exposição com obras da sua Coleção de Arte neste espaço privilegiado. "Pinturas Habitadas" reúne um conjunto de obras dos artistas Adriana Progranó, Álvaro Lapa, Eduardo Batarda, Gabriel Abrantes, Horácio Frutuoso, Jorge Martins, José Almeida Pereira, Luísa Correia Pereira, Maria Beatriz, Mariana Gomes e Noronha da Costa, convidando o público a conhecer a diversidade da prática artística da pintura.

Este conjunto faz parte das mais de 2540 obras de mais de 345 artistas que constituem hoje a Coleção de Arte Fundação EDP, iniciada no ano 2000 com o propósito de abranger as várias gerações de artistas portugueses a partir dos anos 60 do século XX e de forma a incluir as várias disciplinas da criação artística até à contemporaneidade. Ao longo destes mais de 20 anos, a Coleção tem vindo a ser enriquecida em estreita articulação com as atividades culturais que a Fundação EDP desenvolve e tem marcado presença regular na programação do MAAT– Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, bem como em exposições nacionais e internacionais.

17 Maio 2024