Visita privada: os espaços de trabalho de 14 artistas plásticos

Visita Privada: ateliês e artistas é um projeto de Dalila Pinto de Almeida (texto) e de Manuel Falcão (fotografia). A dupla visitou, ao longo de mais de um ano, o espaço de trabalho de 14 artistas plásticos portugueses - a maioria do quais se encontra representado na Coleção de Arte da Fundação EDP. O resultado dessas incursões é agora publicado em livro pela editora Guerra Paz, numa edição que conta com o apoio da Fundação EDP.

Qual a relação dos artistas com o seu trabalho e a influência do espaço ateliê nas obras que criam? O que sentiram quando expuseram pela primeira vez ou quando venderam a sua primeira obra? Como é a vida no ateliê, como o escolheram, como é o seu processo criativo? Estas são questões às quais os autores tentam dar resposta.

Nestes "bastidores da obra" - como lhes chama Dalila Pinto de Almeida - , lemos e vemos espaços de trabalho e a forma como cada artista convive com o seu e aí desenvolve e concretiza o seu processo criativo.

Os autores:

Dalila Pinto de Almeida trabalha em consultoria na área da gestão do talento, tendo criado a DPA Consultoria em 2014. Integra, desde 2015, a Faculty da THNK School of Creative Leadership como leadership coach. É licenciada em Psicologia, com pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos.

Manuel Falcão iniciou-se no jornalismo pela forografia e, ao longo de duas décadas, desenvolveu a sua carreira como repórter e redator. Foi fundador do Blitz e d' O Independente, trabalhou nas agências Notícias de Portugal e Lusa, no Expresso, no Se7e e na Visão, entre outros. Teve cargos de direção na Valentim de Carvalho no canal 2: da RTP. Foi também presidente do Instituto Português de Cinema, director no CCB e administrador da EGEAC. É diretor-geral da agência de meios Nova Expressão.

15 Out 2019