Tomás Saraceno, Eco-Visionários, Stefan Sagmeister e muito mais na agenda do MAAT para 2018 | Fundação EDP

Tomás Saraceno, Eco-Visionários, Stefan Sagmeister e muito mais no MAAT em 2018

O ano de 2018 no MAAT começa com as inaugurações, em fevereiro, das exposições Supergood – Diálogos com Ernesto de Sousa, pensada a partir da obra transversal de uma das figuras mais relevantes da vanguarda portuguesa do século XX, e Bem-vindos à cidade do medo, que reúne um conjunto de obras de pintura, desenho e vídeo da produção recente de João Fonte Santa.

Em março, o Tomás Saraceno ocupa a Galeria Oval do MAAT com uma instalação site-specific concebida no âmbito de um projeto de investigação científica do artista intitulado Aeroceno, um futuro em que os humanos viverão em cidades aéreas alimentadas a energia solar e eólica; e Miguel Palma expõe, no Project Room do MAAT, A-Z uma instalação inédita composta por um vasto conjunto de obras sobre papel realizado ao longo das últimas duas décadas.

O planeta e a felicidade

A forma como vemos e vivemos o planeta será o grande tema deste primeiro semestre do ano, não só com a exposição de Tomas Sarraceno, mas sobretudo com a segunda grande “exposição-manifesto” do MAAT -  Eco-Visionários: Arte, Arquitetura e Novos Media Após o Antropoceno, prevista para maio. Em colaboração com vários museus europeus, o projeto Eco-Visionários centra-se nas práticas de arte e arquitetura que propõem visões críticas e criativas face às transformações ambientais que afetam o planeta. Com contributos de mais de 35 artistas e arquitetos, a exposição resulta de uma colaboração com os museus Bild Museet (Suécia), Hek (Suiça) e Laboral (Espanha).

Também em maio, Stefan Sagmeister, o internacionalmente conhecido designer austríaco, traz ao MAAT a exposição Happy Show, um dos seus projetos mais icónicos que resulta de uma intensa pesquisa sobre o conceito de felicidade. O que é a felicidade? Como a encontrar? E o que fazemos realmente para ser felizes?

Ainda no primeiro semestre do ano, o MAAT apresenta também exposições de Susana Mendes Silva, do norte-americano Gary Hill e da artista Ângela Ferreira.

No segundo semestre do ano - no qual se celebra, a 5 de outubro, o 2.º aniversário do museu - o MAAT abre ao público exposições de André Príncipe, uma special commission do artista japonês Tadashi Kawamata, e mais uma edição Artists’ Film International, um programa iniciado em 2008 pela Whitechapel Gallery, que reúne hoje 16 instituições a nível global.

João Louro e Haus Wittgenstein completam a agenda do ano.

Germinal: a estreia da Coleção Pedro Cabrita Reis

O ano de 2018 será marcado pela primeira apresentação da Coleção Pedro Cabrita Reis, adquirida pela Fundação EDP em 2015. Com abertura prevista para março, a exposição intitulada Germinal será apresentada no âmbito da programação da Galeria Municipal do Porto, da qual a Fundação EDP é mecenas exclusivo. Germinal será acompanhada pelo próprio Pedro Cabrita Reis, numa curadoria de Pedro Gadanho e Ana Anacleto. Este panorama de um dos mais importantes núcleos da coleção da Fundação EDP virá para o MAAT no final de junho de 2018.

02 Jan 2018