SO - IL Currents

SO - IL Currents
maat
10-06-2020 a 11-01-2021

Fundado em Nova Iorque, em 2008, o gabinete de arquitetura SO – IL, dirigido por Florian Idenburg e Jing Liu, não produz apenas edifícios permanentes, mas pensa também a arquitetura em relação ao tempo e à duração. Quanto tempo precisa uma coisa de existir no mundo para ser considerada arquitetura? 

Para este estúdio, as arquiteturas temporárias — instalações, pavilhões, performances — permitem que o atelier entre em diálogo com as condições contemporâneas, e os resultados das suas experiências informam o seu trabalho mais permanente. Esta exposição foi especificamente produzida para acompanhar a Beeline, uma intervenção arquitetónica fulcral e o maior trabalho efémero do estúdio SO – IL até à data (e o primeiro na Europa), que irá ocupar a totalidade do edifício do maat durante seis meses. Currents é uma reflexão oportuna sobre os gestos discretos, mas poderosos, que interrogam a própria natureza da arquitetura enquanto prática cultural, quer como agência quer como artefacto.

Doze dos projetos temporários formulados pelo atelier ao longo da última década encontram-se organizados em seis pares temáticos, ou “correntes”, destacando os temas explorados pelo atelier no seu trabalho. A exposição será instalada ao longo da rampa elíptica no centro do museu, onde maquetas 1:1, materiais impressos efémeros, modelos, livros, as próprias vozes e escritos dos arquitetos, textos críticos da curadora nova-iorquina Beatrice Galilee e contribuições em vídeo de antigos "clientes" permitem descobrir “as forças dinâmicas e transições suaves que vão e vêm na vida de um dos mais interessantes ateliers internacionais de arquitetura da atualidade”.

09 Jun 2020