MAAT eleito Best Museum Architecture of the Year | Fundação EDP

MAAT eleito Best Museum Architecture of the Year

MAAT
Vista do MAAT sobre o Rejo. | Fotografia: FG + SG

O MAAT conquistou o prémio de Best Museum Architecture of the Year, atribuído pelos Leading Cultural Destination Awards (LCD Awards). O anúncio foi feito esta noite, numa cerimónia, em Londres.

Conhecidos como os "óscares dos museus", os LCD Awards distinguem anualmente as "contribuições mais excepcionais - para a vida cultural das cidades, proporcionadas por museus e instituições".

Na categoria de Best Museum Architecture estiveram nomeados, a par do MAAT, o Etihad Museum, no Dubai (Emirados Árabes Unidos), e o The King Abdulaziz Center for World Culture, em Dhahran (Arábia Saudita).

"Estamos muito orgulhosos e honrados por receber este prémio. O MAAT é um verdadeiro marco em Lisboa que atrai pessoas de todo o mundo que vêm aqui para desfrutar de arte, arquitetura e vistas panorâmicas ao longo do estuário do Tejo. O MAAT contribuiu bastante para que a frente ribeirinha de Belém se assumisse como um destino cultural vibrante. E este prémio surge no momento da alegre celebração do primeiro aniversário do museu, no dia 5 de outubro ", aponta Miguel Coutinho, administrador e diretor geral da Fundação EDP.

Desenhado pelo atelier de arquitetura londrino AL_A, o MAAT incorpora mais de 7.000 metros quadros de espaço público e 3.000 metros de espaço expositivo. O edifício traduz a visão de um "museu como um projeto urbano, bem como um projeto cultural", explica a arquiteta Armanda Levete, que acrescenta: "Desde a sua abertura em Outubro passado, tem sido fantástico ver como o MAAT foi tão rapidamente acolhido no coração dos lisboetas, sendo já um destino de eleição na frente ribeirinha."

30 Set 2017