Luisa Cunha é a artista vencedora do Grande Prémio Fundação EDP Arte 2021 | Fundação EDP

Luisa Cunha é a artista vencedora do Grande Prémio Fundação EDP Arte 2021

A artista Luisa Cunha é a vencedora da edição de 2021 do Grande Prémio Fundação EDP Arte.

O júri deliberou por unanimidade atribuir este prémio à artista salientando a originalidade, ousadia experimental, multidisciplinaridade, e pioneirismo no uso de novas linguagens desta artista, e destacando também a sua influência nas gerações mais jovens.

O júri salientou ainda, para fundamentar a sua decisão, a forma como a artista trabalha o espaço e o som a partir da linguagem verbal, num permanente jogo de construção e desconstrução de significados.

O trabalho de Luísa Cunha está fora de classificações geracionais, sendo herdeira das experiências de desmaterialização da arte internacional dos anos 70.

Sendo este um prémio de reconhecimento, contribuirá certamente para dar a Luisa Cunha a visibilidade pública que o seu mérito artístico justifica.

O júri desta edição foi composto por Benjamin Weil, curador e crítico de arte francês e diretor do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian; Philippe Vergne, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves; Teresa Patrício Gouveia, antiga presidente da Fundação de Serralves e antiga administradora da Fundação Calouste Gulbenkian, e Tobi Maier, diretor das Galerias Municipais de Lisboa. Integram também o júri Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP; Miguel Coutinho, administrador e diretor geral da Fundação EDP; e José Manuel dos Santos, administrador e diretor cultural da Fundação EDP.

O Grande Prémio Fundação EDP Arte foi criado no ano 2000 com o objetivo de consagrar artistas plásticos, com carreira consolidada e historicamente relevante, cujo trabalho contribui para afirmar e fundamentar as tendências estéticas contemporâneas portuguesas.

Além do valor pecuniário do prémio de 50 mil euros, o artista escolhido é homenageado através de uma exposição de caráter retrospetivo e/ou antológico, e da publicação de um catálogo que constitui uma importante referência historiográfica e bibliográfica.

Na história das suas edições, o Grande Prémio Fundação EDP Arte já distinguiu grandes nomes da arte contemporânea como Lourdes Castro (2000), Mário Cesariny (2002), Álvaro Lapa (2004), Eduardo Batarda (2007), Jorge Molder (2010), Ana Jotta (2013) e Artur Barrio (2016).

Conversa com Luisa Cunha

07 Abr 2021