HELLO, ROBOT. DESIGN BETWEEN HUMAN AND MACHINE | Fundação EDP

HELLO, ROBOT. DESIGN BETWEEN HUMAN AND MACHINE

HELLO, ROBOT

Esta exposição examina a atual explosão no mundo da robótica. Inclui mais de 200 peças das áreas de design e arte, e contém robôs utilizados em casa, nos cuidados assistidos e na indústria, bem como em jogos de computador, instalações de media, e exemplos cinematográficos e literários. Demonstra a vasta panóplia de formatos que a robótica adota hoje em dia e alerta-nos para as questões éticas, sociais e políticas a ela associadas. Hello, Robot apresenta-nos aos robôs em quatro fases: a primeira delineia o fascínio que sempre exerceram sobre as pessoas, e explora a forma como a cultura popular tem moldado a nossa perceção dos robôs. A segunda é dedicada ao campo onde a robótica teve o seu primeiro grande avanço: a indústria e o mundo do trabalho. A terceira foca-se no facto de estarmos a ser gradualmente confrontados com estas novas tecnologias – o robô enquanto amigo e ajudante no nosso quotidiano. A última secção examina o crescente esbater das fronteiras entre os humanos e os robôs. Porque, apesar de a robótica se ter tornado mais acessível, mais pessoal, mais essencial até, a pergunta mantém-se: será que contribui para melhorar o nosso mundo?

Fotos: Bruno Lopes

30 Abr 2019