The Happy Show | Fundação EDP

The Happy Show

 

'The Happy Show'

13 de abril a 4 de junho de 2018

Central 1

 

Stefan Sagmeister é um dos mais aplaudidos designers internacionais e uma influência incontornável na cultura do design ao longo da última década. O que é a felicidade? Como encontrá-la? E o que fazemos realmente para ser felizes? 'The Happy Show', um dos seus projetos mais icónicos, resulta de uma intensa pesquisa de mais de dez anos sobre o conceito de felicidade. 

Através de vídeo, infografias, esculturas e instalações interativas, bem como de humor, provocação e interação, a exposição leva-nos numa viagem pela mente de Sagmeister e pelas suas visões inovadoras, aparentemente simples, sobre como sermos mais felizes. 

Apela a uma atitude mais participativa na busca dessa felicidade – afirmando inclusivamente que esta se treina, tal como treinamos o nosso corpo. Sagmeister utiliza um design gráfico extremamente emocional para se ligar às pessoas, testando a fronteira entre o design e a arte, ou a ciência e a cultura do dia a dia, chegando a transgredir todas as barreiras entre estes conceitos. 

A par da narrativa pessoal, Sagmeister apresenta os dados sociais dos psicólogos Daniel Gilbert, Steven Pinker e Jonathan Haidt, do antropólogo Donald Symons e de vários historiadores conhecidos, para contextualizar as suas experiências com a mente e a tipografia. Além disso, são apresentados em estreia os primeiros 12 minutos do documentário de longa metragem de Sagmeister intitulado Having Guts. O filme, entretanto, finalizado, documenta a sua experiência ao longo de três meses, durante os quais experimentou meditação, terapia cognitiva e fármacos indutores de alterações de humor.

'The Happy Show' oferece aos visitantes a possibilidade de acompanhar a experiência de Sagmeister em busca da felicidade, treinando a mente tal como se treina o corpo. 

Entre os seus trabalhos mais conhecidos, destacam-se as capas de discos dos Talking Heads, Lou Reed, OK Go e The Rolling Stones, bem como as inovadoras campanhas publicitárias que entraram no imaginário do público, como a da Levi’s.

'The Happy Show foi organizada' pelo Instituto de Arte Contemporânea da Universidade da Pensilvânia e tem curadoria de Claudia Gould, Diretora Helen Goldsmith Menschel do The Jewish Museum, Nova Iorque.


 

12 Abr 2018