Grada Kilomba: O Barco/The Boat | Fundação EDP

O Barco/The Boat
Praça do Carvão
3 setembro a 17 outubro 2021

“O Barco/The Boat” é uma instalação da artista Grada Kilomba, composta por 140 blocos, que formam a silhueta do fundo de uma nau e desenham minuciosamente o espaço criado para acomodar os corpos de milhões de africanos, escravizados pelos impérios europeus. No imaginário ocidental, um barco é facilmente associado à glória, liberdade e expansão marítima, descrita como “descobertas” mas, na visão da artista, “um continente com milhões de pessoas não pode ser descoberto” nem “um dos mais longos e horrendos capítulos da humanidade – a Escravatura – pode ser apagado”.

Esta primeira instalação de grande escala de Grada Kilomba, que se estende junto ao Tejo por 32 metros de comprimento, convida o público a entrar num jardim da memória, no qual poemas descansam sobre blocos de madeira queimada, recordando histórias e identidades esquecidas. Que histórias são contadas? Onde são contadas? Como são contadas? E contadas por quem? São questões que se colocam ao entrar nesta instalação.

Grada Kilomba inaugura esta obra com uma performance, em três atos, na qual várias gerações das comunidades afro-descendentes são as intérpretes centrais; tendo a produção musical de Kalaf Epalanga, “O Barco/The Boat” torna-se um lugar de reconhecimento, um jardim de memória e contemplação do futuro. Comissionado pela BoCA, este projeto é apresentado na Praça do maat, em frente à Central, entre 3 de setembro e 17 de outubro de 2021.

Este projeto tem comissão e produção da BoCA – Biennial of Contemporary Arts, e co-produção maat e Staatliche Kunsthalle Baden-Baden. "O Barco/The Boat" resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Lisboa / EGEAC, no âmbito do Lisboa na Rua’21.

23 Ago 2021