Galeria Municipal do Porto apresenta "De Outros Espaços" em parceria com o MAAT | Fundação EDP

Galeria Municipal do Porto apresenta "De Outros Espaços" em parceria com o MAAT

De Outros Espaços

DE OUTROS ESPAÇOS
08.06.2019 - 18.08.2019

Curadoria
João Silvério
Pedro Gadanho

De Outros Espaços
"De Outros Espaços"

A Galeria Municipal do Porto inaugura pelas 16 horas do próximo sábado, 8 de junho, a exposição "De Outros Espaços", com curadoria de João Silvério e Pedro Gadanho.

"De Outros Espaços" está inserida na série "Perspetivas" - na qual o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) propõe abordagens temáticas à Coleção de Arte Fundação EDP - e toma o seu título de um ensaio de Michel Foucault. A exposição aborda as noções de espaço imaginadas e desenvolvidas por vários artistas visuais e que frequentemente se contrapõem aos entendimentos das ideias de espaço provenientes de disciplinas científicas ou técnicas.

Na sua extensão e diversidade - os dois curadores selecionaram para o projeto expositivo mais de 70 obras de 43 artistas de diferentes gerações - "De Outros Espaços" propõe uma reflexão em torno de vários tópicos que surgem da contraposição de ideias de espaço, tais como questões de identidade ou de género, a alienação social nos contextos urbanos contemporâneos ou a revisitação de memórias históricas complexas.

A exposição, que ocupará o Piso 0 da Galeria Municipal do Porto, dá continuidade à parceria entre esta e a Fundação EDP, tendo sido já realizadas neste âmbito duas exposições em 2017 e 2018: Germinal. O núcleo Cabrita Reis na Coleção de Arte Fundação EDP e Quote / Unquote: Entre Apropriação e Diálogo.

No mesmo dia, 8 de junho, é também inaugurada a exposição "Desertado. Algo que aconteceu pode acontecer novamente", da artista Maria Trabulo em colaboração com a curadora Pieternel Vermoortel e com vários artistas.

As duas exposições são de entrada livre e podem ser visitadas entre 8 de junho e 18 de agosto de 2019, de terça-feira a sábado, das 10 às 18 horas, e ao domingo das 14 às 16 horas.

Fotos: Bruno Lopes

24 Jun 2019