Fund'Arte leva arte pública a aldeias do Fundão | Fundação EDP

Fund'Arte leva arte pública a aldeias do Fundão

Quatro aldeias do concelho do Fundão vão acolher dez intervenções de arte urbana, criadas no âmbito do projeto "Fund'Arte - Aldeias Criativas", que integra o programa Arte Pública da Fundação EDP.

Orientado para zonas rurais e para permitir o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, o programa Arte Pública Fundação EDP estimula o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meios rurais.

Com a duração de um ano, o projeto no Fundão pressupõe a transformação, a requalificação e a beneficiação de instalações nas freguesias em Alcaria, Capinha, Pero Viseu e Vale de Prazeres, através de 10 intervenções distintas.

Estas intervenções vão constituir um roteiro turístico - que resulta de numa parceria entre a Fundação EDP, com o apoio da EDP Distribuição, e o Município do Fundação - serão criadas por Nuno Cunha, artista plástico que tem desenvolvido trabalhos de curadoria, e Guga Liuzzi, que tem experimentado vários estilos nas artes plásticas e de rua. A estes artistas vão juntar-se Joana Valadão e Mariana Santos, vencedoras do passatempo "Ilustra a Tua Terra", cujo resultado foi conhecido a 28 de junho.

O projeto contempla a realização de assembleias comunitárias que juntarão artistas e população local. Aos artistas caberá desmitificar o papel da arte, enquanto a população será desafiada a dar sugestões e a partilhar as histórias e costumes da terra que podem servir de fonte de inspiração para as criações.

As primeiras assembleias decorrem nos dias 05 e 07 de julho e devem repetir-se em setembro, altura em que os artistas já vão apresentar propostas de intervenção para os espaços selecionados. No caso do Fundão, o programa vai prolongar-se, previsivelmente, até ao início da primavera de 2020, altura em que serão apresentados os trabalhos realizados.

O programa Arte Pública Fundação EDP, iniciado em 2015, utiliza a arte como instrumento de inclusão social, foram já criadas mais de 80 intervenções artísticas em 40 localidades no Algarve, Alentejo, Ribatejo, Médio Tejo e Trás-os-Montes, com obras de mais de 35 artistas, como Xana, Alexandre Farto aka Vhils, Mariana A Miserável ou Manuel João Vieira.

03 Jul 2019