Fundação EDP promove o acesso a veículos 100% elétricos a 20 instituições prevendo beneficiar mais 4700 pessoas | Fundação EDP

Imagem publicitária

A Fundação EDP vai promover o acesso veículos 100% elétricos a 20 entidades da Economia Social que, através da utilização destas viaturas, preveem beneficiar mais de 4700 pessoas. Estas instituições irão usufruir de cofinanciamento de renting, instalação de wallboxes de carregamento, apoio aos gastos com eletricidade e formação sobre utilização eficiente de veículos elétricos. A sua implementação contará com o apoio da Leaseplan, sobretudo na componente de formação.

As propostas destas entidades foram selecionadas entre mais de 200 candidaturas ao Programa de Mobilidade Solidária, uma iniciativa da Fundação EDP que tem como principal objetivo promover a redução da pegada carbónica do terceiro setor, criar condições para uma poupança efetiva para as entidades e ao mesmo tempo fomentar o conhecimento sobre a mobilidade elétrica e a sua relevância para um planeta mais sustentável.

As respostas sociais de cada candidatura e o impacto social das mesmas foram os principais fatores considerados pelo júri. A prestação de cuidados no domicílio e ao acesso a cuidados de saúde de pessoas idosas, o desenvolvimento de projetos sociais junto de crianças e jovens em risco, a entrega de refeições em centros escolares e a prestação de cuidados a pessoas com necessidades especiais são algumas das respostas sociais que estas entidades pretendem desenvolver ou incrementar.

O júri do Programa Mobilidade Solidária foi constituído por Martim Salgado (diretor do Gabinete de Coordenação de Impacto Social da EDP e administrador da Fundação EDP), Filipe Santos (professor de Empreendedorismo Social, Dean da Católica-Lisbon e presidente do Conselho de Curadores da Fundação EDP) e Margarida Couto (sócia responsável da área de Economia Social e Direitos Humanos da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida & Associados, CEO da Fundação Vasco Vieira de Almeida, presidente do GRACE e membro do Conselho de Curadores da Fundação EDP).

ENTIDADES BENEFICIADAS

PACOTE 1: UM VEÍCULO LIGEIRO DE PASSAGEIROS

APPC - Associação do Porto de Paralisia Cerebral
Associação de Bem-Estar e Ocupação Tempos Livres de Pataias
Associação de Socorros Mútuos – Mutualista Covilhanense
Associação Humanitária Bombeiros Voluntários Entroncamento
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Sertã
CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente
Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira
Fundação de Aurélio Amaro Diniz
Talentos de Campeão - Associação Desportiva (TC)
Instituto São João de Deus

PACOTE 2: UM VEÍCULO DE MERCADORIAS

ADIL Associação para o desenvolvimento Integral de Lordelo
CECD - Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência, C.R.L.
Centro Juvenil de Campanhã - Seminário dos Meninos Desamparados
Centro Social de Vila Cã (CSV)
Centro Social do Vale do Homem
Cercifel - Cooperativa de Solidariedade Social, CRL