FUNDAÇÃO EDP MECENAS DO “GUIA DE ARQUITETURA DO PORTO - 1942-2017” | Fundação EDP

FUNDAÇÃO EDP MECENAS DO “GUIA DE ARQUITETURA DO PORTO - 1942-2017”

guia porto

A Fundação EDP é Mecenas exclusivo da edição do “Guia de Arquitetura do Porto -1942-2017”, uma obra editado pela A+A Books e apoiado pela Câmara Municipal do Porto.

Trata-se de um livro em formato transportável para ser consultado em passeios e visitas pela cidade, que é apresentada pelos textos introdutórios de cada zona em que foi dividida para melhor situar os mais de duzentos exemplos de obras de Arquitetura incluídos no Guia. Estes foram escolhidos temporalmente a partir do reconhecimento do Movimento Moderno como atesta o primeiro exemplo do ano de 1942, uma habitação projetada por Alfredo Viana de Lima, arquiteto que já tinha projetado o primeiro edifício de arquitetura moderna em Portugal, a casa da Rua Honório de Lima (1941-43), sob direta influência de Le Corbusier, hoje infelizmente destruída. Os exemplos escolhidos espalham-se temporalmente até à atualidade numa variedade tipológica que demonstra os desafios colocados aos arquitetos e respetivas equipas.

O guia foi considerada de Manifesto Interesse Cultural pela Secretaria de Estado da Cultura e todos os exemplos arquitetónicos escolhidos são apresentados com uma ficha técnica, um texto crítico, fotografias e desenhos em extensão conforme a sua complexidade, características ou importância história/crítica.

31 Jan 2018