Fundação EDP entrega 670 computadores a alunos no Porto | Fundação EDP

Fundação EDP entrega 670 computadores a alunos no Porto

A Fundação EDP entregou esta manhã, nos concelhos do Porto e Maia, 670 computadores no âmbito do Programa EDP Solidária, que em 2021 está a doar um milhão de euros em equipamentos para apoiar a capacitação digital do ensino nacional. A entrega foi feita em três escolas pelo administrador e diretor-geral da Fundação EDP, Miguel Coutinho.

O arranque desta entrega aconteceu no Agrupamento de Escolas do Cerco no Porto, depois de em fevereiro a Fundação EDP ter entregado em Beja os primeiros computadores no âmbito deste programa. A entrega na Escola do Cerco foi acompanhada pelo presidente da câmara do Porto, Rui Moreira.

A par do Agrupamento de Escolas do Cerco, a Fundação EDP entregou também computadores ao Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano e ao Agrupamento de Escolas de Pedrouços. Estas são escolas identificadas pelo Ministério da Educação no âmbito do Programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, localizadas em territórios económica e socialmente desfavorecidos.

“O significado desta ação confirma a indispensabilidade do combate às desigualdades sociais e reafirma, no seu caráter mais nobre, que a responsabilidade social da Fundação EDP não é palavra vã. Num território marcado pela fragilidade do seu tecido económico, social e cultural, esta iniciativa, pela oportunidade de que se reveste e da forma como nos implica, permite aos nossos alunos sonhar com melhores resultados académicos, promove a coesão social e a inclusão e contribui para uma educação mais democrática”, afirma Manuel Oliveira, diretor do Agrupamento de Escolas do Cerco.

Numa fase em que muitos alunos já se encontram novamente nas escolas, para o ensino presencial, estes computadores doados às instituições de ensino ficam disponíveis para serem utilizados na escola e em casa, ao longo do percurso letivo.

A Fundação EDP está comprometida com a capacitação digital como uma forma de inclusão das crianças e jovens portugueses, no acesso à educação em todas as suas valências. O Porto foi o segundo destino onde fizemos a entrega destes computadores em três agrupamentos de escolas que enfrentam enormes desafios. Continuamos a viver tempos muito incertos e queremos garantir que mais crianças e jovens em situação de grande vulnerabilidade podem ter o acesso à escola, seja presencial ou digitalmente”, sublinha Miguel Coutinho, administrador e diretor-geral da Fundação EDP.

O Programa EDP Solidária é uma das principais linhas privadas de investimento social em Portugal. Criado em 2004 tem como objetivo apoiar projetos que melhorem a qualidade de vida de pessoas socialmente desfavorecidas e de promover a integração de comunidades em risco de exclusão social. Desde então, já apoiou a implementação ou manutenção de mais de 400 iniciativas nos setores da Inclusão Social e da Saúde, num investimento superior a 15 milhões de euros.

Em 2020, o Programa EDP Solidária canalizou 500 mil euros para a aquisição de materiais de proteção individual – máscaras, luvas, óculos e batas descartáveis –, que beneficiaram cerca de 26 mil utentes e funcionários de 300 lares de idosos em 16 distritos do país.

11 Abr 2021